Em entrevista publicada hoje no jornal italiano Gazzetta dello Sport, Pinto da Costa adiantou que a transferência do anterior técnico “azul e branco” para Londres se deveu ao dinheiro oferecido e à responsabilidade de imitar o seu antigo chefe de equipa, Mourinho, que conquistou Taça UEFA e Liga dos Campeões consecutivamente (2002/2003 e 2003/2004).

«Villas-Boas saiu devido à enorme oferta do Chelsea. Ele foi-se embora a pensar que era uma oportunidade única, mas acho que foi um erro porque surgiram outras. Outra coisa que pesou imenso foi a dificuldade em igualar a vitória na Liga dos Campeões de Mourinho, em 2004», disse o líder do clube portista, vencedor da Liga Europa em 2010/2011.

Contudo, Pinto da Costa observa que Villas-Boas «está bem, com a qualificação para os oitavos de final da ‘Champions’ e a manutenção da equipa em todas as provas».

«Ele vai ter sucesso no Chelsea porque o seu contrato não é só por um ano. É preciso tempo para construir a sua própria equipa e não vai conseguir fazer isso enquanto houver jogadores, como já ouvi, que trocam mensagens com Mourinho», adiantou o presidente do FC Porto.

O atual treinador dos “blues” de Londres, de 34 anos, viu a sua equipa sofrer a sexta derrota no campeonato no passado fim de semana e descer ao quinto posto da Liga inglesa, a 17 pontos do líder, o Manchester City.

«A única coisa que poderá prejudicar Villas-Boas é se a equipa for eliminada da Liga dos Campeões. Se deixar o Chelsea, vai ser o próximo treinador do Inter», declarou Pinto da Costa, referindo o anterior percurso de Mourinho.

Por seu turno, sobre alguma contestação recente ao “Special One” na capital espanhola, o líder dos “dragões” prognosticou: «Mourinho vai ficar no Real Madrid na próxima temporada».