Pinto da Costa concedeu uma entrevista à SIC onde abordou vários assuntos da atualidade dos portistas, isto na sequência da última AG que foi marcada por vários momentos que não ficam na memória pelos melhores motivos.

Pinto da Costa sobre a candidatura de André Villas-Boas

"Ganhou tudo? Não ganhou a Liga dos Campeões. Depois da sua passagem aqui, se falei com ele umas 3 vezes. Uma a entregar Dragão de Ouro. Ele já me ofereceu um relógio, que até é bonito. A última vez que o vi foi numa altura má, no funeral do Fernando Gomes. Daí para cá nunca mais o vi.

Sobre as suas declarações. "Não reajo, ele é que sabe. Surpreende-me mas não comento. Presumo que o intuito seja candidatar-se à presidência do FC Porto, tem todo o direito. Presumo que tenha quotas em dias. Mas não quero comentar. Mágoa não vou dizer. Fico admirado, agora mágoa é quando nos morre alguém querido. Fico surpreendido, mas não comento. Tem direito como qualquer sócio com quotas em dia."

AVB divide os adeptos

"Não faço ideia. Não quero comentar, nem as suas afirmações, as redes sociais… não está no meu foco. Está nas três questões que disse. A minha missão é manter a tranquilidade junto da equipa para que consiga os objetivos. Quando pensamos em ter estas contas negativas não foi por acaso. Podíamos ter as contas positivas. O Benfica vendeu o Gonçalo Ramos em cima do campeonato, se retirar isso as contas são iguais às nossas. Aguardámos um mês para vender o Otávio e fazer 60 em vez de 40."

Sobre a renovação de Sérgio Conceição: "Acha que algum treinador de algum clube vai renovar contrato sem saber com quem vai trabalhar? Há uma coisa que não quero. Primeiro não estou em período eleitoral, nem entendo que a seis meses ou mais se possa estar. Não quero envolver nenhum profissional de futebol nesta matéria."

Sobre os Super Dragões:  "O relacionamento entre a minha direção e qualquer direção com uma claque é o normal. Em primeiro lugar, nos jogos fora do FC Porto, se não fosse a claque, estávamos sempre a jogar sozinhos. Contra o resto. Mas algum associado foi intimidado nos jogos do FC Porto. Não conheço nenhum que se tenha queixado. O que lhe posso garantir é que até este momento, em todas as visões dos acontecimentos, não há nenhum Super Dragão. Barulho fez o pavilhão todo. Henrique até foi ao centro do pavilhão desafiar para irem lá falar. Os desacatos que eu vi começaram quando esse associado voltou para o lugar. Ele ate se identificou como meu apoiante, mostrou a minha assinatura no corpo tatuada."

Relação com Fernando Madureira: "Não me preocupa nada, porque sou amigo de quem sou, sei com quem conto. Não tenho amizade especial com Fernando Madureira, não é meu parceiro de todos os dias. Tenho boa relação, admiro-o, porque se formou, fez o seu curso."

Guarda pretoriana no FC Porto: "Não faço ideia, o que existe no FC Porto que é o que eles se referem é uma claque, que tem os mesmos comportamentos de, porque falou nele, quando o André Villas-Boas era treinador do FC Porto. E sempre os treinadores e jogadores vão cumprimentar a claque no fim dos jogos. Então nessa altura não era guarda pretoriana? Tem-se atacado os Super Dragões. Fora dos jogos são como os outros, têm os mesmos direitos."

Casas do FC Porto: "Não se passa nada. Uma das alterações era os sócios poderem votar nas casas do FC Porto. Não faz sentido indivíduos do Algarve que, para votar, tenham que vir ao Porto. Quando temos várias casas no Algarve. Em todas as que ele referiu está correto. Não têm espaço físico. Numa aldeia pequena, não há sede. A sede é em casa do presidente ou de um dos membros. Quando a comissão propôs o voto nas Casas não era nessas. Era poder votar em Lisboa, um sítio de voto no Algarve."

SAD e a falência técnica

"Estamos todos perto. Agora, ou estamos lá ou não. Há jogadores com valor zero, vendemos um por 45 há dois anos, que estava no balanço por zero. Se considerar o valor do plantel estamos super valorizados. "Prémios dos administradores? É um falso problema porque a administração recebeu um prémio segundo estabeleceu a comissão de vencimentos. Que estabeleceu o FC Porto ir à champions. Para o ano vão ter? Nem um euro. Não fomos nós que exigimos isso."

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.