Jorge Nuno Pinto da Costa vai recandidatar-se à presidência do FC Porto nas eleições dos órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028, que devem decorrer em abril, anunciou hoje o líder dos vice-campeões nacionais de futebol.

“Sou candidato à presidência do FC Porto”, informou o dirigente, ao discursar durante a sessão de lançamento do projeto “Todos Pelo Porto”, que decorreu no Coliseu do Porto.

No final do discurso, Pinto da Costa falou com os jornalistas

Imagens da apresentação da candidatura de Pinto da Costa

Futuro de Sérgio Conceição: "Pela minha vontade ficará, mas agora não é tempo, como ele disse, de estar a falar disso, nem quero de maneira nenhuma usar o Sérgio Conceição como trunfo eleitoral. É o treinador do FC Porto, teve um gesto que me surpreendeu e sensibilizou ao estar aqui a dar o apoio. Além de interessar como treinador, é meu amigo. Não [apenas] enquanto for treinador, é para a vida. Desejo, como portista, que continue. Não é altura de estarmos a falar nisso. Não vou tornar públicas as conversas sobre esse ou qualquer assunto."

Futuro do clube: "Os troféus são para estar no museu, nós temos de olhar para a frente, para o futuro, ganhar mais do que ganhamos até hoje. E temos que preparar esse futuro. Nos não vamos começar amanhã a prepará-lo, nós estamos a prepará-lo. E é por isso que esta semana renovámos contrato até 2028 com jogadores como o Galeno, o Namaso, o guarda-redes que vai ser uma estrela e contratámos esta semana também o Otavio, porque era lacuna que faltava. Não foi fácil, negócio assinado, apareceu iluminado, não sei se será da minha campanha, mas apareceu com proposta rocambolesca para o Dubai. Mas o jogador teve palavra e veio para o FC Porto."

Promessas: "Rejuvenescendo a nossa ação, a minha equipa, os serviços, tendo mais atenção, como vamos ter, em relação à bilhética, modernização e rentabilização do estádio para que realmente possamos levar a cabo tudo o que pretendemos fazer. Concluir o centro de estágio na maia, embora muitos tenham tentado boicotar. Mas não, será lá que vamos ter o nosso centro. Este será certamente o meu ultimo mandato, sem dúvida, mas vou cumpri-lo até ao fim. Não é intenção de deixar a meio para abrir porta a quem quer que seja. Quem vai escolher sempre o presidente do FC Porto, serão os sócios do FC Porto, não serão os lobbys, as grandes construtoras, não serão as televisões, nem os que aspiram a ter ao desbarato os direitos televisivos do FC Porto."

SAD: "Não vejo aqui ninguém que não sendo do nosso clube, tendo camarote nos rivais, vê apenas uma possibilidade de negocio. Não, aqui o FC Porto será sempre o dono da SAD do FC Porto. Quando se criaram as SAD's, o FC Porto tinha apenas 40% do seu capital. Hoje temos 74%. Não, não conseguirão, para vender lote de ações meter alguém a negociar. Garanto que ninguém entrará no FC Porto a não ser aqueles que compram ações para serem accionistas e estarem mais ligados."

Imprensa: "Fico triste quando vi como hoje o JN encheu primeiras páginas com notícias do meu opositor e não traz uma linha sobre este evento que aqui estamos a realizar. Não é desrespeito para mim, é para vós que sóis a alma do FC Porto. É isso que quero combater, quero todos pelo FC porto. Mas não vou permitir que entre aqui quem queira fazer do FC Porto entreposto de negócio com árabes. Tenho total confiança no futuro.."

Mais críticas a Villas-Boas: "Não fui no canto da sereia de quem dizia que era o presidente dos presidentes, que merecia ser sócio honorário que até já sou. Estou aqui para levar o FC Porto em frente, infelizmente não sou presidente dos presidentes, porque muito dos que com quem trabalhei não existem. Sou presidente porque vocês me elegeram e pretendem que eu continue."