Numa homenagem a José Maria Pedroto, mítico treinador do FC Porto que morreu há 35 anos, Pinto da Costa falou das parecenças com Sérgio Conceição.

"Nunca tivemos um treinador, e eu convivo quase diariamente com eles, com o espírito mais parecido com o de Pedroto" como Sérgio Conceição, admitiu o presidente do FC Porto.

"O FC Porto conheceu uma nova fase, uma nova vida, uma nova mentalidade que ainda hoje perdura. Acho uma feliz ideia do professor José Neto, todos os anos em que se comemora a sua saída do meio de nós, fazer esta aula, este convívio para evocar uma pessoa que é sempre recordada e está no nosso pensamento e na história do FC Porto", referiu sobre o 'Zé do Boné'.

Pinto da Costa lembrou ainda que José Maria Pedroto era "mestre, revolucionário. Foi um homem de coragem, teve frases que ainda hoje são transcritas como a do roubo de igreja. Quando íamos a Lisboa eram roubos de Igreja. Se fosse hoje, com a liberdade que temos, apanhava no mínimo 90 dias de suspensão, mas agora somos um país livre e democrático. Compreende-se que seja assim. Foi um paladino da verdade, da luta contra o centralismo da capital e ainda hoje, homens como ele, com essa voz, fazem falta. Se esse centralismo era enorme, hoje não é menor."