O embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, disse hoje que o tempo dirá se o investimento chinês é bom para Portugal ou não, o qual, especificou, surgiu como convite do “povo português”, trazendo benefícios para ambos os países.

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao Museu do FC Porto, no âmbito do arranque do programa Embaixadorias com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Huang Songfu foi instado a comentar as declarações recentes do empresário Alexandre Soares dos Santos, que disse, esta semana, “detestar investimento chinês porque não traz coisíssima nenhuma”.

“O investimento chinês foi convidado pelo povo português. Chegou o momento certo. Portugal também é grande amigo do povo chinês. Os resultados bons, eu acho que quem vai falar é o tempo. Daqui a um ou dois anos, o tempo vai falar se o resultado do investimento é bom para Portugal ou não. Eu tenho a certeza de que esse investimento dá benefícios para os dois povos”, declarou o diplomata.

Sobre as áreas em que o investimento daquele país ainda se pode desenvolver, o embaixador da República Popular da China realçou que “não tem limite”.

“Qualquer área [em] que o povo português tiver interesse de convidar os empresários chineses, têm toda a vontade de participar”, disse Huang Songfu.

Da sua parte, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, afirmou que o clube já está em contacto com a Federação Chinesa de Futebol.