O percurso do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, no futebol europeu foi elogiado esta quinta-feira pelo jornal catalão 'Mundo Deportivo' que fez um trabalho sobre um dos dirigentes mais importantes no panorama do futebol internacional.

No artigo do jornal desportivo catalão são destacados os vários títulos internacionais conquistados pelo clube desde que Pinto da Costa assumiu a presidência em 1982, assim como as transferências milionárias que todas as épocas geram milhões de euros para o emblema do 'Dragão'.

"Jorge Nuno Pinto da Costa chegou à presidência do FC Porto em 1982 e desde então conseguiu converter o conjunto português num dos clubes mais rentáveis do panorama europeu", pode ler-se no referido jornal.

Dos mais de 60 títulos conquistados nas últimas três décadas, o Mundo deportivo realça a conquista de 20 campeonatos de Portugal, duas Ligas dos Campeões, uma Supertaça Europeia e duas Taças UEFA.

Em relação às vendas do FC Porto nos últimos anos, o diário catalã dá destaque à transferência de Jardel para os turcos do Galatasaray, por 17 milhões de euros, de Jorge Andrade ao Deportivo da Corunha, por 13 milhões, mas não esquece também o encaixe 'brutal' no verão de 2004 de 94,2 milhões de euros das vendas de jogadores como Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Deco.

Sobre as recentes transferências do emblema do 'Dragão', o jornal catalão recorda a venda de James Rodríguez e João Moutinho ao Mónaco por 70 milhões de euros, e o mais recente negócio com o Real Madrid que rendeu 31,5 milhões de euros pela transferência de Danilo.