O Portimonense, recém-despromovido à II Liga de futebol, confirmou hoje a contratação do guarda-redes sueco Philip Tear, do médio brasileiro Geovane e do médio luso-cabo-verdiano Francisco Varela.

Os três jogadores serão apresentados oficialmente em conferência de imprensa marcada para quarta-feira, às 15:00, na companhia do central Kelechi, que tinha sido anunciado em junho como o primeiro reforço para a temporada 2024/25, lê-se numa nota enviada à comunicação social.

Philip Tear, de 25 anos, inativo na temporada transata, terminou a sua formação no futebol espanhol, em que representou Tenerife B, UD Las Zocas, Portugalete e Juventud Somorrostro, antes de se mudar para o Tondela, ao serviço do qual, em duas temporadas, entre 2021 e 2023, somou apenas quatro jogos oficiais.

Geovane, de 25 anos, estreou-se no futebol sénior no Jacuipense, passando depois por Ituano, Ceará, Paysandu, Santo André e Vila Nova, clube pelo qual somava 12 partidas na atual edição da segunda divisão brasileira.

Francisco Varela, de 23 anos, irmão mais velho do extremo Hélio Varela, uma das principais figuras da campanha 2023/24 do Portimonense, chega ao clube algarvio após passagens por Cova da Piedade, PO Xylotymbou (Chipre), Ourense (Espanha), Sertanense e Pêro Pinheiro.

Dos três jogadores confirmados hoje como reforços, Philip Tear e Francisco Varela têm vindo a ser utilizados nos jogos de pré-época, em que o Portimonense soma uma vitória, dois empates e quatro derrotas.

A equipa de Portimão encerra a primeira jornada da II Liga, no dia 12 de agosto, segunda-feira, às 18:00, com um jogo no reduto do recém-promovido Felgueiras.