A deslocação do Benfica ao recinto do Moreirense, na segunda-feira, depois das vitórias no sábado do FC Porto e de hoje do Sporting de Braga, concentra as atenções da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O FC Porto derrotou o Paços de Ferreira por 2-0, no Dragão, num jogo em que cumpriu os serviços mínimos e em que o russo antigo “leão” Marat Izmailov se estreou a marcar, e passou a pressão para o Benfica.

Os portistas, que contam ainda um jogo em atraso com o Vitória de Setúbal, igualaram, provisoriamente, o Benfica na liderança da Liga e ficam na expectativa do resultado que a equipa “encarnada” fará em Moreira de Cónegos.

O Sporting de Braga regressou às vitórias, com um convincente triunfo por 4-1 frente ao Vitória de Setúbal, e além de afastar o espetro de crise que começava a pairar sobre a equipa consolidou o terceiro lugar.

A equipa orientada por José Peseiro deu uma boa resposta às duas derrotas consecutivas (frente ao Nacional, para a Liga, e Guimarães, para a Taça de Portugal) e tirou ainda partido do desaire do quarto classificado, o Paços de Ferreira, com o FC Porto (2-0), no Dragão.

Os bracarenses venceram com todo o mérito – e até podiam ter marcado mais – e tiveram a preciosa "ajuda" de um Vitória de Setúbal que realizou uma exibição muito "pálida".

O Vitória de Guimarães foi arrancar três pontos no recinto de uma das equipas sensação da época, o Rio Ave, com dois golos de Amido Baldé e um de Tiago Rodrigues, na conversão de uma grande penalidade.

Hassan, dois minutos após ter entrado a substituir Del Valle, foi o autor do golo do Rio Ave, que ainda ficou reduzido a 10 elementos, aos 82 minutos, devido à expulsão de Filipe Augusto.

Com o triunfo em Vila do Conde, o Vitória de Guimarães ascendeu ao sexto lugar da tabela classificativa, apenas a um ponto do Rio Ave, quinto, e mais dois do que o trio formado por Estoril, Sporting e Marítimo.

No Funchal, um golo solitário de Adilson, aos 10 minutos, permitiu ao Marítimo vencer o Olhanense e somar o segundo triunfo em casa na derradeira jornada da primeira volta.

Com a vitória, os insulares passam a somar 18 pontos, ocupando a nona posição, "colando-se" ao Estoril-Praia e ao Sporting, enquanto o Olhanense manteve os mesmos 14 pontos e provisoriamente o 13.º lugar.

Em casa do Estoril-Praia, Luís Carlos promoveu hoje o regresso do Gil Vicente às vitórias, ao sentenciar o triunfo por 2-1, num jogo em que beneficiou mais de uma hora de vantagem numérica.

A última vitória do gilistas, que à entrada para esta jornada ocupavam o 15.º posto da Liga, remontava a 30 de setembro de 2012, na quinta jornada, diante do Moreirense (4-3).

A 15.ª e última jornada da primeira volta começou na sexta-feira com o triunfo do Sporting frente ao Beira-Mar, por 1-0, que constitui o terceiro triunfo consecutivo na era de Jesualdo Ferreira.

A ronda termina na segunda-feira com os encontros entre Moreirense e Benfica, num jogo em que os extremos da tabela se tocam, e entre Académica e Nacional da Madeira, fulcral para as aspirações dos “estudantes” na fuga aos últimos lugares.