José Couceiro garantiu hoje que, caso seja eleito presidente do Sporting, vai implementar uma nova estrutura na SAD do clube e contratar um administrador financeiro (CFO).

«Terá sempre que ser contratado um CFO. Não vou divulgar nomes porque vem do mercado, é alguém que não tem a ver com a situação», disse José Couceiro, acrescentando: «Ninguém da atual estrutura da SAD passará para a próxima».

O candidato da lista C admitiu que, caso vença as eleições marcadas para 23 de março, o orçamento da equipa de futebol sofrerá um corte substancial: «Não há possibilidades de não sofrer um corte substancial», disse Couceiro, reiterarando a ideia de que o grande problema do clube «tem sido uma política desportiva deficiente».

«O que nos levou a esta situação foi uma gestão desportiva errada e, em alguns casos, desastrosa. Essa gestão desportiva é que teve como consequências hoje estarmos na grave crise financeira», disse Couceiro, que já passou pela gestão do clube e comando técnico da equipa.

José Couceiro admitiu que o problema do Sporting – «que não pode ter uma conta de exploração constantemente deficitária e não pode ter as suas receitas operacionais constantemente inferiores aos seus custos operacionais» – não se resolve «exclusivamente com a entrada de dinheiro».

O líder da lista C considerou essencial apostar na «excelente escola de formação do clube« que, disse, «foi esquecida, até há pouco tempo pela atual direção».

Sobre Jesualdo Ferreira, Couceiro disse o seguinte: «Entendo que nesta altura não devo perturbar o seu trabalho. Sou apenas candidato, não sou órgão diretivo e, nesse sentido, ele deve ter a tranquilidade suficiente, dada pela atual direção, para continuar a seguir o seu trabalho».

«[A continuidade de Jesualdo Ferreira] Não depende só de mim, também depende dele, só posso falar em meu nome e sempre disse: se não houver estabilidade, se não se trabalhar em equipa, se não conseguirmos estar juntos é difícil chegar a bom porto. Já trabalhei tantas vezes com o professor Jesualdo Ferreira que é uma situação relativamente simples de podermos abordar».

Nas eleições marcadas para 23 de março, que ditarão o sucessor de Godinho Lopes, José Couceiro terá como adversários na luta pela presidência do clube Bruno Carvalho (Lista B) e Carlos Severino (Lista A).