Aproxima-se a passos largos o fecho da janela de transferências de verão em Portugal e na maior parte dos restantes principais países europeus.

No nosso país, a Liga de Clubes esclareceu segunda-feira em comunicado que no dia 1 de setembro os seus serviços manter-se-ão excecionalmente abertos até às 24:00 horas, apelando ao "escrupuloso cumprimento dos prazos previstos".

Ou seja, os clubes portugueses poderão inscrever jogadores até ao final da próxima sexta-feira. E será assim também em Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra e França, com os respetivos mercados a encerrarem no dia 1, ainda que com algumas diferenças a nível horário.

Em Inglaterra e Espanha o mercado vai fechar às 23h00 de Portugal continental. Em França encerra uma hora antes (às 22h00 de Portugal continental, portanto). Em Itália as inscrições fecham às 19h00 e na Alemanha ainda mais cedo, pelas 17h00.

Para além da Liga portuguesa e destes cinco principais campeonatos de países europeus, outros mercados de transferências do velho continente também encerram a janela de verão a 1 de setembro. São os casos de Países Baixos, Ucrânia, Áustria, Escócia ou Dinamarca, por exemplo.

Há, contudo, alguns países onde os mercados de transferências encerram na véspera, ou seja, a 31 de agosto: Noruega e Suécia, entre outros. E em países como a Irlanda, a Geórgia, a Finlândia ou a Islândia a janela de transferências de verão até já encerrou.

Em contrapartida, outros mercados europeus estarão abertos para lá de 1 de setembro, casos de Polónia e Roménia (onde o mercado fecha a 4 de setembro), Bélgica, Macedónia, Eslováquia e Hungria (encerra a 6 de setembro), Suíça e Bulgária (dia 7) e vários outros, com destaque para a Rússia, onde o mercado só fecha a 14 de setembro e para a Turquia, onde encerra a 15.

E fora da Europa? Milhões sauditas ameaçam por mais algum tempo...

Entre as nações que não fazem parte da UEFA, o mercado já está fechado na América do Sul, tal como nos Estados Unidos e no Japão ou na China.

Contudo, os clubes portugueses e europeus, já sem hipótese de, depois, colmatarem eventuais saídas com novos reforços (a exceção são as contratações de jogadores que se encontrem sem clube), ficarão durante mais alguns dias à mercê de qualquer investida dos clubes sauditas, os novos 'reis do mercado'.

É que na Arábia Saudita o mercado de transferências continuará aberto (pelo menos) até 7 de setembro. É essa a data anunciada no site oficial da federação daquele país, embora algumas fontes apontem para que o fecho da inscrição de novos jogadores por parte de clubes sauditas ocorra apenas a 20 de setembro, o limite permitido pela FIFA.

Ainda pelo médio oriente, no Qatar o mercado fecha a 18 de setembro e nos Emirados Árabes Unidos dois dias mais tarde.

A partir daí, sim, tudo encerrado e - salvo a tal exceção de se poder inscrever jogadores livres que se tenham desvinculado do último clube antes do respetivo mercado fechar - mais transferências só mesmo em janeiro, quando abre a janela de transferências de Inverno.