Sérgio Conceição marcou presença no Olival, onde fez a antevisão do jogo com o Marítimo, da 1.ª ronda da I Liga, no Dragão. O técnico do FC Porto projetou a nova época, falou do mercado, dos jogadores à sua disposição.

O que espera do jogo com o Marítimo? As expectativas são as de sempre, fazer um bom jogo e termos um resultado positivo, que passa pela vitória. O Marítimo vem desde o ano passado, 12.ª jornada, com o Vasco Seabra, que fez um trabalho excelente. Estava no último lugar e chegou ao fim num tranquilo 12.º lugar. É verdade que teve algumas saídas, também algumas entradas. Continua a ser uma equipa competitiva, bem organizada, que sabe bem o que tem a fazer em cada momento do jogo e estamos preparados para isso. É importante olhar para o adversário com respeito e humildade, mas principalmente olhar para nós, o que podemos e devemos fazer para ganhar o jogo."

Chegada de André Franco: "Cada vez mais temos de olhar para jogadores que sejam jovens, que tenham talento e temos olhado muito para o mercado interno. Aproveito para desejar felicidades ao Franco, para o trajeto dele, pela exigência diferente que vai ter no FC Porto, mas temos consciência que os jogadores jovens que chegam a este clube, como o Veron, vão ter de ter o seu tempo de adaptação, normal para aquilo que é uma realidade diferente da que estão habituados. O nosso trabalho é esse, fazer evoluir os jogadores para termos um plantel competitivo. No mínimo teremos 44 jogos, 34 na Liga, seis na Champions, trens na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Em todas as competições, sejam elas internas ou Champions, queremos ser competitivos e ir o mais longe possível. Temos um plantel apetrechado de jogadores que deem essa competitividade. E temos consciência desse período de adaptação. Estamos atentos e sempre à procura. Mas não somos só nós. Há equipas que se dão ao luxo de comprar jogadores que encaixem imediatamente na equipa, para o resto é mais difícil ter essa possibilidade."

Situação de Evanilson: "Grujic também, porque sofreu um toque, e Evanilson,... vamos ver e aguardar até a hora do jogo. Deram sinais positivos mas vamos ter de aguardar para ver [se podem jogar]."

Paragem do campeonato para o Mundial: "Não há nada de diferente, temos competições a decorrer, como a Taça da Liga. Em termos de planeamento, não houve nada de diferente do que fizemos, temos consciência do perigo, da paragem do campeonato. Estamos preparados para quando chegar essa altura, trabalhar da mesma forma como se tivéssemos campeonato. Vamos preparar-nos da melhor forma para enfrentar o resto da época e ir o mais longe possível em todas as competições.

FC Porto é favorito na I Liga? Há favoritos no nosso campeonato, que são os históricos 'três grandes' e eu incluo ainda o Braga. Não temos nenhuma vantagem por termos ganho três campeonatos em cinco, isso já faz parte do passado. Acho importante olhar para a maratona de 34 jornadas e toda a gente que mencionei [Benfica, Sporting] está em pé de igualdade connosco. Tudo irá depender do que fizermos nestas mesmas jornadas. Não será o peso da nossa camisola a decidir alguma coisa, será sempre o que fizemos em campo."

Que coisas más gostaria de não ver na nossa Liga? "[Sorri]. Bom, se fosse por aí, estaríamos aqui algum tempo a falar… Há coisas que não gostava de ver e ouvir mas isso cada um faz a sua análise. Temos uma liga interessante, sempre com equipas técnicas cada vez mais em preparados, com jogadores jovens. Fico contente ao ver jogadores da nossa formação a aparecer nas primeiras equipas. Há muita coisa boa e há que realçar as coisas positivas, como os jogadores que saem para os melhores campeonatos como Inglaterra ou França, há muita matéria prima, muita qualidade… prefiro olhar para isso mas, claro, há coisas menos boas, conhecidos por todos dentro de portas."

O FC Porto-Marítimo, da 1.ª jornada da I Liga, está marcado para às 20h30 de sábado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.