Na véspera da entrada em vigor da nova resolução do governo que declara a situação do calamidade em todo o território nacional a partir do dia 1 de dezembro, o SAPO Desporto explica de que forma essas medidas de contenção vão condicionar os adeptos que desejem frequentar estádios e os recintos desportivos.
As medidas aprovadas em Conselho de Ministros surgem na sequência do aumento de casos de COVID-19 no nosso país, apesar da alta taxa de vacinação completa (86,6 %, segundo dados da Our World in Data, da Universidade de Oxford).
A partir de 1 de dezembro e com Portugal em situação de calamidade existem novas regras no acesso aos estádios e recintos desportivos. Face à nova determinação do governo, farmácias e laboratórios vão ter que estar preparados para responder, já que os testes só poderão ser realizados na presença de um profissional de saúde.
Quais são então as regras para entrada nos estádios? Testes PCR ou antigénico obrigatórios, autotestes não são aceites.
Já a partir da próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, que marca o arranque da 13.ª da I Liga, quem quiser ir ao estádio assistir ao dérbi no estádio da Luz entre Benfica e Sporting e aos restantes jogos da ronda tem de apresentar um teste negativo à covid-19, PCR ou antigénio realizados na presença de um profissional. A medida aplica-se mesmo para os casos dos cidadãos que tenham a vacinação completa. Os testes rápidos de antigénio na modalidade de autoteste não vão ser aceites. Os testes PCR têm uma validade de 72 horas, Já nos testes rápidos a validade é encurtada para 48 horas.
Logística complicada para o dérbi
Em relação ao dérbi da próxima sexta-feira entre o Benfica-Sporting, será uma oportunidade para avaliar a capacidade de resposta em termos logísticos das farmácias e laboratórios uma vez que no estádio da Luz são esperados 60 mil espectadores, sem contar com os outros encontros da I Liga.
Testes gratuitos e comparticipados a 100%, mas será assim tão fácil marcar?
O testes rápidos de antigénio (TRAg) são comparticipados a 100%, com a comparticipação a estar limitada a quatro testes por mês. Apesar da Ministra da Saúde, Marta Temido ter garantido que haverá capacidade de testagem para todos aqueles que queiram frequentar os estádios, há várias farmácias que não estão a conseguir responder a todos os pedidos em tempo útil, seja para quem queira ver os jogos ou para visitas a familiares em lares e a pessoas internadas em unidades de saúde ou nas idas a discotecas e bares.
Consulte aqui quais são as Farmácias que realizam testes antigénico comparticipados
Na Grande Lisboa há farmácias sem capacidade para responder em tempo útil aos pedidos dos utentes
"Foi uma sorte que lhe atendesse ", é desta forma que nos respondem em conversa telefónica, numa altura em que as Farmácias - que realizam testes comparticipados - têm sido muito requisitadas para a realização de testes por parte dos utentes, na véspera da entrada em vigor das novas regras. Não foi tarefa fácil conseguir que uma das Farmácias que constam da lista do Infarmed nos atendesse o telefone.
Na Farmácia Holon em Lisboa as "chamadas não param, muito gente a marcar teste por causa do jogo [Benfica-Sporting]", informam-nos. Ainda assim, prevê-se capacidade de resposta para todos aqueles que queiram fazer teste. "Já estávamos a prever uma maior influência e vamos reforçar o número de testes", garantem.
O mesmo não se passa na Farmácia Mota Capitão em Oeiras que dada a afluência não conseguirá assegurar a marcação de mais testes até domingo: "Esta semana já não conseguimos agendar mais testes", transmitem-nos num tom apressado, exemplificativo do corrupio que se vive por estes dias.
Plataforma para marcação de testes online
Numa altura em que os testes voltaram a ser comparticipados pelo Estado, há uma nova plataforma online para a marcação de testes rápidos antigénio. De acordo com o SAPO Tek, A ferramenta vem facilitar os processos relacionados com a realização dos testes para as farmácias, desde a gestão dos telefonemas para marcações, aos procedimentos relacionados com a realização dos testes em si, à comunicação de resultados e envio do respetivo certificado.
Para quem quer fazer um teste, o novo serviço permite a consulta online da agenda das farmácias mais próximas e a marcação direta no horário que mais convier entre os slots disponíveis, apresentados com intervalos de cinco minutos. Quando marca o teste, o utilizador submete logo online a maior parte dos dados que até então tinha de fornecer no local e recebe um código, que apresenta à chegada à farmácia para confirmar o agendamento.
O dérbi entre o Benfica e o Sporting realiza-se na próxima sexta-feira e é a contar para a 13.ª jornada da I Liga. O jogo tem início às 21h15.
Comentários