O Sporting venceu hoje o FC Porto, por 2-0, no primeiro clássico da I Liga de futebol, à quarta jornada, e ascendeu à liderança isolada provisória da prova, no dia do adeus de Roger Schmidt ao Benfica.
Em Alvalade, os tentos do sueco Viktor Gyökeres, aos 72 minutos, e do moçambicano Geny Catamo, aos 90+3, impuseram o primeiro desaire da época ao FC Porto e o primeiro desaire da carreira de Vítor Bruno como treinador principal.
No segundo confronto da temporada entre as duas formações, após a reviravolta portista, de 3-0 a favor dos ‘leões’ para 4-3, na Supertaça, em Aveiro, no início de agosto, os ‘dragões’, desta vez, apareceram melhores na partida, mas o Sporting, aos poucos, começou a deixar a sua marca no encontro.
Já no segundo tempo, Gyökeres ganhou um duelo a Otávio e sofreu falta do brasileiro na grande área, convertendo a respetiva grande penalidade (sete golos em quatro jogos) para abrir caminho para o triunfo, que seria ‘selado’ por Geny Catamo, num remate forte com o pé esquerdo, já nos descontos.
A formação de Rúben Amorim está agora isolada provisoriamente no topo, com 12 pontos, mas pode ser igualada pelo Famalicão, segundo com nove, que no domingo joga em casa do Vitória de Guimarães, enquanto o FC Porto é terceiro, também com nove.
A quarta ronda da I Liga fica também marcada pela saída do treinador Roger Schmidt do comando técnico do Benfica, anunciada hoje pelos ‘encarnados’, sextos classificados, um dia depois do empate (1-1) em casa do Moreirense, sétimo, ambos com sete pontos.
O técnico alemão, de 57 anos, chegou à Luz no arranque de 2022/23 e levou o Benfica ao 38.º título nacional nessa mesma temporada, marcada por uma boa prestação na Liga dos Campeões (quartos de final), somando-lhe ainda uma Supertaça numa segunda época dececionante, sem melhorias nas últimas semanas.
O Santa Clara manteve o bom arranque de época com o terceiro triunfo na I Liga, e primeiro em casa, na receção ao AVS, por 2-1, no reencontro entre duas das três equipas promovidas à elite no final da época passada.
Os brasileiros Gabriel Silva, 24 minutos, e Alisson Safira, aos 58, definiram a vitória dos açorianos, provisoriamente quartos classificados, com nove pontos, os mesmos de Famalicão e FC Porto, contra o tento do médio espanhol Jaume Grau, aos 34, para o AVS, que ocupa a 10.ª posição, com quatro.
Nota positiva para o Casa Pia, que hoje, após três derrotas nas três primeiras rondas, somou a primeira vitória na I Liga, na visita ao reduto do Estrela da Amadora, graças a um golo de Henrique Pereira, aos 61 minutos.
O tento do jovem avançado colocou os ‘gansos’, para já, no 14.º lugar, com três pontos, acima dos ‘tricolores’, que levam três derrotas seguidas e ocupam o 16.º posto, com apenas um, fruto do empate obtido na ronda inaugural em Braga.
No Estádio da Bessa, Boavista e Estoril Praia não foram além de uma igualdade sem golos, desfecho que deixa os ‘axadrezados’ num 10.º lugar provisório, com quatro pontos, mais dois do que os ‘canarinhos’, que registam dois empates consecutivos.
No domingo, além do Vitória-Famalicão, disputam-se ainda os jogos Nacional-Farense (15:30), Rio Ave-Arouca (18:00) e Gil Vicente-Sporting de Braga (20:30).
Comentários