Ricardo Esgaio não esteve mais de 16 minutos em campo no encontro frente ao FC Porto. Entrou ao minuto 54 e foi substituído ao minuto 70.

Não tem sido pois fácil do lateral, até devido às inúmeras críticas por parte dos adeptos.

Contudo, José Viterbo, seu treinador na Académica, em 2014/15, não tem dúvidas que o jogador irá dar a volta por cima à situação: "O Ricardo vai encarar este momento como encarou todos os outros na sua vida. Acima de tudo, ele é um excelente profissional e, com o seu caráter, vai ultrapassar este momento", disse em declarações ao jornal A Bola.

Rúben Amorim acabou por pedir desculpa ao jogador no final da partida e José Viterbo entende que esse mau momento deve ser esquecido.

"Os treinadores são quem toma as opções e quem manda. Não há jogador algum que goste de ser substituído, ainda para mais atendendo ao momento do jogo e ao resultado que se verificava. Mas o próprio atleta, tendo em conta os anos que já leva de trabalho com Rúben Amorim, saberá encontrar uma forma de resolver a situação, para que o tema fique arrumado. É um assunto que ficou completamente encerrado depois do jogo", disse, antes do elogiar o papel do treinador do Sporting, na forma como tem gerido toda rsta situação com Ricardo Esgaio. "Penso que o Ricardo [Esgaio] faz parte da elite do futebol português e da elite das opções do Sporting. Feliz do jogador que tem um treinador que acredita sempre nele e não o deixa cair. Deu-lhe sempre a mão, mesmo nos momentos mais complicados", destacou.