O Arouca, em inferioridade numérica, interrompeu hoje uma série de 12 jogos seguidos sem perder do Gil Vicente, ao impor-se em casa por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da I Liga de futebol.

Confira as declarações de Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente, após o apito final.

"Entrámos bem na primeira parte, a circular, a criar espaço contra uma equipa baixa e bem orientada, tivemos duas situações, uma delas extremamente perigosa em que o Fujimoto podia ter feito golo ou passar e colocar-nos à frente.

Tivemos muito volume de jogo e controlo, mas na primeira parte não tivemos muitas oportunidades, os espaços estavam lá, mas pecámos no último terço. Ficámos em superioridade numérica, ao intervalo conversámos e sabíamos que teríamos que ter paciência e equilíbrio posicional.

Entrámos bem, tivemos bola, criamos espaço, o Fujimoto falhou um golo incrível perto da linha de golo e na primeira vez que o Arouca foi à nossa baliza ficou à frente do marcador. Houve uma reação, mas sofremos o segundo golo e, em termos mentais, não estava à espera que a equipa caísse, havia muito tempo para jogar, queríamos manter certos comportamentos, demorámos a manter a coesão e consistência. Depois das alterações voltámos ao jogo, mas não se pode falhar tantas e tão boas oportunidades de golo.

Mérito a quem teve menos um jogador e a quem trabalhou imenso numa fase difícil, na posição em que está no campeonato e consegue ir buscar forças, admiro estas equipas, é preciso dar os parabéns ao Arouca.

O segundo golo teve peso. Percebo mais que ninguém os meus jogadores, mas foi uma surpresa a queda que tivemos entre 10 a 15 minutos para entrar no jogo, saímos do nosso registo. Mas isso é natural de uma equipa habituada a ganhar, está a perder 2-0 e tem uma ambição grande, mas há um método para lá chegar e este seguramente não é o melhor.

Nos últimos 15 minutos em que fomos Gil Vicente, criámos várias oportunidades e se o golo entra mais cedo o resultado seria outro. Estou surpreendido pela falta de equilíbrio momentânea, mas eu é que sou o responsável, seguramente não estive ao meu nível para colocar os jogadores ao nível que faltou hoje e fomos penalizados por isso."