O treinador holandês Frank Rijkaard disse esta sexta-feira à Agência Lusa que aceitou o convite para orientar o Sporting, se Dias Ferreira for presidente, por se sentir entusiasmado e identificado com o projecto do candidato e de Paulo Futre.

Em entrevista à Lusa, em Amesterdão, o antigo futebolista internacional holandês, que assinou um compromisso por dois anos, com mais um de opção, válido no caso de o advogado vencer as eleições no Sporting, a 26 de Março, explicou que, nas conversações mantidas com Paulo Futre, o vice-presidente e director-geral para o futebol “leonino” da lista de Dias Ferreira, percebeu que havia uma sintonia de filosofias.

«Estou excitado com o projecto de Dias Ferreira e Paulo Futre (...). Falando com Paulo Futre, e a forma como ele pensa o futebol, a forma como eu compreendo o futebol, (vi que) estamos na mesma sintonia. Queremos uma equipa muito boa organizada, que jogue de forma atractiva, com futebol ofensivo, mas muito organizada», disse.

O técnico holandês Frank Rijkaard disse esta sexta-feira esperar uma vitória de Dias Ferreira nas eleições do Sporting para poder representar o clube, como treinador, mais de 20 anos após ter estado perto de jogar pelos “leões”.

Em entrevista à Agência Lusa, em Amesterdão, o antigo internacional holandês recordou a curta passagem pelo Sporting, na temporada de 1987/88, que acabaria por se resumir a alguns treinos

«Honestamente, quando assinei contrato em 1987/88 pensei que ia lá jogar dois ou três anos, pelo menos. Mas as coisas mudaram e transferi-me para o Milan. Só vivi em Portugal três meses, só treinei, não pude jogar por eles. Se agora resultar como treinador, algo que estava em falta vai ser preenchido», disse.

Em 1987/88, o então presidente “leonino” Jorge Gonçalves trouxe Frank Rijkaard para o Sporting, mas a inscrição não foi concluída e o holandês acabou por rumar, emprestado, para os espanhóis do Saragoça.

Depois, o médio holandês deu o “salto” para os italianos do AC Milan, pelos quais ganhou muitos títulos, incluindo uma Taça dos Campeões à custa do Benfica, derrotado a 23 de Maio de 1990 em Viena... por um golo de Rijkaard.