O Rio Ave empatou este sábado a dois golos na receção ao Santa Clara e, apesar de ter assim chegado aos 52 pontos na classificação da I Liga, que significam um novo máximo para o clube, pode ficar matematicamente sem possibilidades de chegar aos lugares europeus, caso o Famalicão bata, ainda este sábado, o Famalicão.

A um ponto do quinto classificado Famalicão à entrada para esta penúltima ronda da I Liga, os vila-condenses precisavam da vitória sob pena de se poderem ver desde já arredados da corrida à Liga Europa e entraram melhor na partida. Piazon deixou um primeiro aviso com um remate de fora da área, que saiu forte mas à figura de André Ferreira. O guarda-redes forasteiro voltou, depois, a mostrar qualidades ao travar um cruzamento-remate tenso de Digo Figueiras; na recarga, Piazon atirou por cima.

Os lances de perigo pertenciam, todos, ao Rio Ave, que acabou mesmo por chegar ao golo, pelo inevitável Mehdi Taremi. Cruzamento rasteiro de Matheus Reis e o iraniano a aparecer ao primeiro poste a encostar.

A partir daí, porém, o Santa Clara reagiu e começou a chegar mais vezes perto da baliza contrária. Kieszek teve de se aplicar para parar um remate forte e colocado de Thiago Santana, negando o empate e, com os açorianos balanceados para a frente, os da casa podiam ter chegado ao 2-0. Taremi serviu Nuno Santos, que rematou forte e acertou com estrondo no ferro da baliza dos insulares.

Não marcou o Rio Ave, empatou o Santa Clara, mesmo em cima do intervalo. Passe de Carlos Jr., Zé Manuel aguentou a pressão de Matheus Reis, picou a bola sobre Kieszek e fez o 1-1.

E na segunda parte assistiu-se mesmo à cambalhota no marcador. Costinha cruzou e Fábio Cardoso cabeceou forte. Kieszek ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o 2-1. De penálti, Taremi ainda bisou na partida, fazendo o 2-2, e apesar de tudo ter tentado até ao apito final, o Rio Ave não conseguiu chegar à vitória de que tanto precisava, apesar de ter, à condição, igualado o Famalicão no quinto posto. Já o Santa Clara chega aos 42 pontos e iguala o Gil Vicente na nona posição.

VEJA O RESUMO DO ENCONTRO