O Rio Ave recebeu e venceu esta segunda-feira o Estoril por 2-0 em partida da 20.ª jornada da I Liga 2022/23. O dois golos do encontro surgiram já no segundo tempo - o primeiro numa grande penalidade transformada por André Pereira, e o segundo (um autogolo de Joãozinho) no período de descontos - permitindo aos vila-condenses voltarem aos triunfos na prova, sete jornadas depois. Quanto ao Estoril, leva agora quatro derrotas nas últimos cinco rondas.

A primeira ocasião de golo do encontro só surgiu aos 25 minutos e pertenceu ao Estoril. Erro de Patrick William a permitir a recuperação de Tiago Araújo, com o jogador estorilista a passar por vários adversários e a rematar cruzado, falhando o alvo por muito pouco. Os canarinhos continuaram a ser a equipa mais perigosa e voltaram a ameaçar num cruzamento de Tiago Gouveia a que Cassiano chegou atrasado junto ao primeiro poste. Francisco Geraldes ainda desviou ao segundo posta, mas o guardião do Rio Ave estava atento.

A turma da casa só em cima do intervalo criou algum perigo junto da baliza adversária. Boateng apareceu em zona de finalização, mas acabou por ser atrapalhar na recepção e permitiu a defesa de Dani Figueira, guarda-redes do Estoril.

Na segunda parte o Rio Ave entrou melhor e o mesmo Boateng rematou em boa posição, à meia-volta, a abrir o segundo tempo. Depois, num cruzamento de Guga, Fábio Ronaldo dominou e rematou cruzado, ligeiramente por cima. A pressão dos anfitriões intensificava-se e aos 64 minutos conquistaram um penálti. Trivela de João Graça para Boateng e quando o ganês se preparava para rematar foi derrubado por Mexer.

André Pereira converteu com sucesso a grande penalidade, apesar de Dani Figueira ainda ter adivinhado o lado, e motivado pelo golo o Rio Ave quase fez o 2-0 já à entrada para os dez minutos finais. André Pereira dominou no peito e tocou para Hernâni, que de calcanhar obrigou o guardião estorilista a uma defesa apertada.

O 2-0 acabaria por surgir, sim, mas mesmo ao cair do pano. Livre para os vila-condenses, Costinha ofereceu de cabeça a André Pereira, mas o avançado não conseguiu encostar. A jogada seguiu, João Graça fez novo cruzamento, a bola desviou em Joãozinho e entrou mesmo na baliza.

Com esta vitória, o Rio Ave subiu ao 11.º lugar, agora com 24 pontos, enquanto o Estoril baixou ao 13.º, com menos dois (22).

VEJA O RESUMO DO ENCONTRO