"Temos que estar. Somos uma família, temos todos que remar para o mesmo lado. A insatisfação das pessoas é natural quando não se ganha, mas o professor Nelo Vingada, mais do que ninguém, é uma pessoa experiente e vivida e sabe lidar com essas coisas”, afirmou o experiente ponta-de-lança, em conferência de imprensa.

No final da recepção à União de Leiria, segunda-feira, no jogo que encerrou a sexta jornada da Liga e terminou empatado (2-2), alguns adeptos do Vitória de Guimarães assobiaram Vingada e mostraram lenços brancos em sinal de descontentamento pelo resultado e pelo fraco início de campeonato (uma vitória e três empates).

A contestação não caiu bem em Nelo Vingada, que criticou a atitude dos adeptos, considerando-a um “tipo de cultura que existe muito no futebol português e que é preciso erradicar”.

O técnico acrescentou ainda: “Ao insultarem o Nelo Vingada, estão também a insultar a família vitoriana, mas não me perturbam nem ferem, porque essas pessoas não me dizem nada e ao Vitória também não”, assegurou.

Roberto reconheceu que “ninguém gosta de ser criticado e assobiado, mas os jogadores do Vitória são experientes e estão habituados a passar por este tipo de situações”.

“Sabemos como as pessoas aqui em Guimarães vivem o futebol, querem sempre ganhar e que a gente dê sempre mais, mas é óbvio que gostaríamos que em vez de vaiar nos apoiassem um pouco mais, mas também é natural que isso aconteça quando as coisas não correm bem”, admitiu.

Para o brasileiro, agora há que “ter cabeça, paciência, trabalhar sempre da mesma forma, com afinco, que as coisas mais cedo ou mais tarde vão melhorar”: “Os adeptos vão voltar a estar do nosso lado, como sempre estiveram, e vão voltar a aplaudir-nos”, concluiu.

Do treino de hoje, o primeiro após o empate com os leirienses e visando já o jogo ante o Nacional, na Madeira, segunda-feira, nota para o regresso sem limitações de Mendieta, Carlitos e Marquinho e para o facto de Andrezinho não ter treinado devido às queixas na coxa esquerda que motivaram a sua substituição no jogo.

Rui Miguel e Sereno continuam o seu trabalho de recuperação das lesões, tendo apenas realizado corrida e tratamento.