As declarações de Pinto da Costa não ficaram esm resposta. Rui Gomes da Silva deu uma entrevista ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença, onde afirmou que Sporting e FC Porto estão unidos contra o Benfica.

"O grande objectivo deles, destas forças unidas, é que o Benfica não seja campeão. O ano passado, a preocupação dos homens do FC Porto era que o Sporting fosse campeão, lembram-se dos elogios desse presidente [Pinto da Costa] dizendo que gostava muito que o treinador do Sporting fosse campeão. Extraordinárias as paixões que se movem contra o Benfica. Este ano, a época dos nosso rivais aqui de Lisboa vai resumir-se a um jogo só, nem lhes passa outra coisa pela cabeça", afirmou o comentador afeto ao Benfica.

Recordando as palavras do presidente do FC Porto, que afirmou ser líder destacadíssimo, caso não existissem "armadilhas" no campeonato, Rui Gomes da Silva fala do apito dourado.

"Ele [Pinto da Costa] sabe do que fala. Quem ouviu todas aquelas gravações do apito dourado percebeu o que eram as armadilhas. Não me posso comparar com doutorados nessa matéria", explicou o antigo dirigente.

No entanto, Rui Gomes da Silva acredita que a liderança do Benfica é "apertada" mas os 'encarnados' vão responder à altura já na próxima segunda-feira.

"Vamos reagir à Benfica e ganhar ao Belenenses. Mas para ganhar é preciso ter um enorme respeito e uma enorme consideração pelo Belenenses e jogar como se fosse o último da época. Se não ganharmos ao Belenenses, os próximos serão cada vez mais difíceis".

O Benfica recebe o Belenenses na próxima segunda-feira, às 20 horas, em jogo a contar para a 25ª jornada da Iª Liga.