O presidente da Câmara do Porto admite que a cidade tem “carências” no setor das atividades de formação desportiva e afirmou que as obras de reabilitação do parque desportivo de Ramalde, hoje apresentadas, ajudam a colmatar essas necessidades.

“A cidade do Porto tem imensas carências nesta área. Foi muito importante o acordo que conseguimos fazer com o Inatel (…), fizemos as obras e viemos aqui mostrar o que temos feito nesta fase (…). Nesta primeira fase, a nossa preocupação foi intervir rapidamente para podermos ter atividades desportivas que já estão a decorrer”, declarou o autarca Rui Moreira.

O parque desportivo de Ramalde é uma das "velhas pretensões da cidade", acrescentou o presidente da autarquia, referindo a cidade precisava de um equipamento como o cedido pelo Inatel - Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres, onde se pudesse ter um conjunto de atividades de formação, designadamente de futebol, rugby ou atletismo.

A cedência à Câmara do Porto do parque desportivo de Ramalde, por um período de 20 anos foi a “melhor forma” que o Inatel encontrou para “desenvolver o desporto popular”, admitiu, por seu turno, o presidente do Inatel, Francisco Madelino, referindo que a autarquia é que realizou as parcerias com os clubes da cidade, porque conhece “bem o território”.

“É com enorme prazer que a Fundação Inatel abdica por um período de 20 anos deste património (…), que foi modernizado e está ao serviço da cidade do Porto”.

As obras de reabilitação do parque desportivo de Ramalde incluem, na atual primeira fase, uma nova pista de atletismo em tartan, com seis corredores e medidas oficiais (de acordo com as normas da International Association of Atlethics Federations), um campo de relva sintética homologado para a prática de futebol de 11 e de rugby (de acordo com as especificações da FIFA e World Rugby) e quatro torres de iluminação, acrescentou à Lusa o assessor da Porto lazer, Jorge Rodrigues.

O parque desportivo de Ramalde, localizado na Rua Aarão Lacerda, no Porto, tem uma área total de 55.100 metros quadrados e vai durante os próximos 20 anos ser gerido pela empresa municipal Porto Lazer.

O protocolo de cedência por 20 anos do parque desportivo de Ramalde foi assinado em fevereiro de 2015 entre a Câmara do Porto e o Inatel.