Rui Pedro Soares publicou esta quarta-feria um comunicado na página de Facebook oficial da SAD do Belenenses onde faz um balanço da primeira metade da época, destacando o "bom momento" que a equipa atravessa.

"Neste último ciclo de três jornadas, fizemos mais pontos que Benfica, Braga e Rio Ave, tantos como o Vitória de Guimarães. Ganhámos cinco pontos ao Marítimo e ao Chaves." O diferendo com o clube também não passou em claro, com o dirigente a frisar que "o início desta época, seria sempre muito difícil, por três razões principais: termos sido despejados do Restelo, calendário dos primeiros jogos no Jamor e o facto de os nossos seis elementos do meio-campo serem novas contratações", pode ler-se no comunicado.

Confira a mensagem na íntegra:

"Confiança!

O Belenenses vai aos Açores para vencer jogo e dar continuidade ao nosso bom momento na Liga NOS.

Neste último ciclo de 3 jornadas, fizemos mais pontos que Benfica, Braga e Rio Ave, tantos pontos como o Vitória de Guimarães. Ganhámos 5 pontos ao Marítimo e ao Chaves.

Temos 12 pontos em 10 jogos, estamos no 10º lugar.

Temos a segunda melhor defesa, em seis jogos a nossa baliza ficou a zero. Não é mérito exclusivo do Muriel, o melhor guarda-redes da Liga NOS. Toda a equipa defende agressiva e solidariamente. Nos 5 jogos fora do Jamor, sofremos 2 golos - um de canto, outro de pénalti.

Nos 5 jogos disputados no Jamor, enfrentámos o Porto, Benfica, Braga, Vitória de Setúbal e Boavista. Conseguimos 5 pontos. No Restelo, com os mesmos adversários na época passada, fizemos 6 (fizemos menos 1 ponto).

Nos 5 jogos fora do Jamor, defrontamos o Tondela, Moreirense, Marítimo, Feirense e Portimonense e fizemos 7 pontos. Com os mesmos adversários, na época passada conseguimos 5 pontos. Estamos com mais 2 pontos.

O inicio desta época, seria sempre muito difícil. Por três razões principais - termos sido despejados do Restelo, o calendário dos primeiros jogos no Jamor e o facto de os nossos 6 elementos do meio-campo serem novas contratações.

Não temos um único elemento nesse sector que estivesse connosco na época passada (Nuno Coelho, André Santos, Jonathan Lucca, Matija, Dálcio e Eduardo Henrique). Destes 6 jogadores, apenas o Nuno Coelho jogou regularmente nos meses anteriores a ter vindo para o Belenenses. O Dálcio não jogava desde Agosto 2017, o Eduardo desde Novembro 2017, o André Santos desde Janeiro 2018 e o Matija e o Lucca desde Março 2018.

Com o jogo da Taça de Portugal no Dragão, chegou ao fim a primeira metade da época. Estamos a fazer um bom campeonato, fomos eliminados da Taça de Portugal pelo FC Porto no Dragão, na Taça da Liga fomos à fase de grupos, mas estivemos abaixo do que devíamos ter feito.

É com muita confiança que encaro a segunda metade da época.

Confiança no Silas e em todos os treinadores e membros do staff, cuja competência, capacidade de trabalho e entusiasmo testemunho diariamente.

Confiança nos jogadores, que foram escolhidos criteriosamente pelas suas qualidades futebolísticas mas também pela sua personalidade, à imagem do nossos capitães Gonçalo Silva, Fredy e Diogo Viana. E do Muriel, do Sasso e do Licá. O tipo de pessoas com quem queres estar quando sabes que vais enfrentar uma forte tempestade.

Confiança nos adeptos, que de forma crescente apoiam a equipa e enfrentam todas as adversidades, desde a distância dos jogos à maledicência permanente daqueles que invejam o Belenenses.

Vamos agora iniciar um ciclo de 4 jogos na Liga NOS, que termina no dia 22 de Dezembro (Santa Clara e Rio Ave fora, Chaves e Aves no Jamor). Unidos, vamos enfrentar estes quatro excelentes adversários, que vão exigir o máximo de todos nós. Será necessária muita coragem, capacidade de sacrifício e uma enorme vontade de ganhar. E vamos ter.

Viva o Belenenses!

Rui Pedro Soares"