O arranque triunfal do Benfica no campeonato pode conhecer um novo capítulo vitorioso no domingo, caso os 'encarnados' levem a melhor sobre o FC Porto no Estádio do Dragão. Em caso de triunfo, a equipa de Rui Vitória ultrapassa o arranque do Sp. Braga de 2009/10 e iguala o registo do FC Porto de 2003/04, com Mourinho no comando.

Com oito vitórias e apenas um empate na Liga (diante do V. Setúbal), o Benfica de Rui Vitória já conseguiu o melhor início de campeonato desde 1990/91, com Sven-Goran Eriksson no comando, época em que os 'encarnados' conseguiram o mesmo registo. À 10ª jornada, porém, acabaram por perder no Bonfim diante do Vitória de Setúbal (2-0).

No que toca ao século atual, o Benfica já igualou o notável arranque do Sporting de Braga em 2009/10. Nessa temporada os minhotos conseguiram também oito vitórias e um empate até perderem à 10ª jornada diante do Vitória de Guimarães por 1-0.

O FC Porto de José Mourinho de 2003/04, que acabou por se sagrar campeão nacional e europeu, conseguiu também um registo impressionante no início da época. Nas 10 primeiras jornadas, os 'dragões' conseguiram nove vitórias e apenas um empate, registo que o Benfica pode igualar em caso de vitória no domingo.

Ainda em lugar de destaque está o FC Porto de André Villas-Boas, da época 2010/11, que ao longo das 11 primeiras jornadas conseguiu dez vitórias - incluindo a goleada por 5-0 ante o Benfica - e só consentiu um empate.

*Artigo corrigido às 13h19, com os dados do FC Porto de 2010/11.