O treinador do Vitória de Guimarães desvalorizou hoje a importância do dérbi minhoto com o Sporting de Braga, na segunda-feira, no encerramento da 20.ª jornada da Liga de futebol, mas disse querer dar «uma alegria» aos vitorianos.

«As equipas vão defrontar-se em momentos bons das suas épocas, o Vitória numa fase de conquista de pontos, o Braga também e, portanto, acho que vai ser um jogo interessante e muito giro de se seguir, mas é um jogo que vale três pontos e é assim que olhamos para ele. Temos que defrontar todas as equipas e estamos preparados para o embate», disse Rui Vitória na antevisão da partida.

O técnico admitiu que a vitória caseira sobre o Benfica (1-0) na última jornada deu um «acrescento de confiança» à equipa.

«Naturalmente que uma vitória sobre uma das equipas `grandes', nomeadamente sobre o primeiro classificado e que ainda não tinha perdido, é motivo de satisfação e dá confiança, mas não nos podemos agarrar a isso como algo que resolva os nossos problemas, temos que ser novamente pró-ativos e lutar pela vitória em todos os jogos», disse.

Sobre o rival, referiu que «tem vindo a fazer um campeonato muito regular, com muita consistência, que tem essa dose de confiança acrescida de, com maior ou menor dificuldade, ter vindo a ganhar».

«Tem jogadores de qualidade, é uma equipa organizada, mas já enfrentámos adversários mais fáceis e mais difíceis e todos nos criaram problemas e dificuldades e cá estaremos para contorná-los e expor as nossas armas», notou.

Rui Vitória disse ainda que a sua abordagem aos jogos é feita de um modo mais coletivo do que individual, mas admitiu que certos jogadores do Sporting de Braga deverão ter uma atenção especial.

«Naturalmente que há jogadores e zonas do campo que temos que ter alguns cuidados, como fizemos com o Benfica, que é recheado de grandes jogadores e fomos anulando toda aquela força», lembrou.

O técnico não quis dizer qual das ausências, de João Paulo no Vitória ou de Alan no Braga, é mais importante.

«Quer um quer outro são jogadores que vinham jogando com muita regularidade, são peças base das equipas, mas não há dramas sobre isso e, pela nossa parte, vai entrar outro jogador e vai cumprir», anteviu.

Rui Vitória lamentou ainda os preços dos bilhetes para o jogo (entre 25 e 75 euros para os adeptos do Vitória), considerando que «não é o melhor caminho para promover espetáculos».

«Não podemos pedir aos vitorianos que façam um maior esforço do que têm vindo a fazer. Se isto serve para alguma coisa é como motivação para tentar [vencer e] dar essa alegria aos nossos adeptos. Acho que isto só valoriza a nossa equipa, porque ninguém manda pedras a uma árvore que não dá frutos», concluiu.

O jogo começa às 20:15 de segunda-feira no Estádio Municipal de Braga e será arbitrado por João Capela, de Lisboa.