O Benfica desloca-se a Portimão para enfrentar o Portimonense, em encontro da 14.ª ronda da Primeira Liga. Um jogo difícil frente ao adversário que esta época já venceu o Sporting. Rui Vitória pede, por isso, concentração máxima para trazer os três pontos de Portimão.

"Temos de jogar com grande concentração e dose de humildade, característica dos campeões. Do ouro lado estão jogadores de valia, por isso, temos de estar com as antenas mais ligadas. Temos de ser trabalhadores, agressivos e capazes de controlar a qualidade técnica do adversário. Temos de atacar de várias formas de forma a não os deixar estabilizar. Vai ser um jogo interessante de seguir", comentou o técnico, na antevisão da partida.

E que Portimonense o Benfica vai encontrar? Rui Vitória vê muita qualidade na formação orientada por António Folha.

"O Portimonense é uma equipa que está a fazer um bom campeonato. Tem excelentes jogadores, com qualidade técnica e que temos de conhecer e interpretar. Mas isso não muda a nossa visão do jogo. Vamos a Portimão para ganhar. Queremos começar o ano a ganhar. Sabemos que temos um adversário que se vai apresentar com boa dinâmica, que sabe muito bem atacar e que tem um jogador na frente que tem andando a fazer golos, o Jackson. O Portimonense tem o Nakajima, um meio campo de qualidade e é uma equipa que sabe pressionar. Vamos ter um adversário complicado, mas temos vontade de ganhar", explicou.

O Benfica, tal como o FC Porto, Sporting e SC Braga, terá um calendário complicado em janeiro mas nem isso muda o discurso e a forma de pensar de Rui Vitória.

"Vamos tomar decisões em função daquilo que o adversário nos vai pedir e da forma como estamos. Olhar para isso é olhar para uma sequência de jogos, fizemos oito no último mês, têm sido jogos em catadupa e agora podemos fazer mais oito. Os jogadores estão preparados para isso. Mas não vou fazer qualquer tipo de gestão. O jogo mais importante é o do Portimonense", atirou.

Sobre possíveis mudanças, o treinador do Benfica explicou que todos os jogadores terão oportunidades, em função do adversário, da condição física. E foi na base disso que mudou a equipa que empatou no último jogo de 2018 frente ao Aves e que garantiu a passagem a 'final four' da Taça da Liga.

"Podíamos estar aqui a fazer as mesmas análises: mudamos a equipa quando não havia necessidade de mudar, ou se não se muda é porque não se muda. Havia um objetivo e fizemos aquilo que achamos melhor. A vida de uma equipa é mesmo isto e o cavalo passa à porta de todos os jogadores mais cedo, ou mais tarde. A realidade não tem a ver com segundas as primeiras linhas. O jogador é chamado, umas vezes corresponde, outras não, mas ninguém está constantemente dentro do onze", garantiu Rui Vitória.

O Portimonense-Benfica, da 15.ª jornada, está marcado para às 20h15 desta quarta-feira.