O treinador do Vitória de Guimarães perspetivou hoje um «jogo difícil» diante do Sporting, domingo, da sétima jornada da Liga de futebol, mas frisou que o vai enfrentar «olhos nos olhos» e «lutar até à exaustão» para vencer.

«Só ultrapassaremos este desafio enfrentando-o de frente, não é a escondermo-nos, e explorando o que o Sporting tem de menos bom. Vamos enfrentar o adversário de olhos nos olhos, sabendo que do outro lado estará uma equipa moralizada e confiante», anteviu Rui Vitória.

Para o treinador, a equipa minhota vai defrontar o Sporting «na melhor fase da época», «moralizado» pelas cinco vitórias consecutivas, entre campeonato e competições europeias, o que representa «um acréscimo de dificuldade».

«Resta-nos estar concentrados, atentos às grandes virtudes do Sporting, mas também ter noção das nossas forças e lutar até à exaustão pela vitória», disse, considerando que um triunfo sobre os “leões” pode ser o ponto de viragem do Vitória de Guimarães nesta temporada, trazendo a «tranquilidade e confiança» desejada.

O técnico notou que «no futebol nem tudo o que parece é», pois «antes do jogo com o Paços de Ferreira o Sporting era uma equipa com pouca harmonia e depois (dessa vitória) motivou-se».

«As coisas têm sido mais exigentes para o nosso lado, mas o trabalho tem que dar frutos, acredito que quando há qualidade e capacidade as coisas acontecem», disse.

Rui Vitória não quis atribuir favoritismo a nenhuma das equipas e apelou ao apoio dos adeptos, considerando que o fator casa sente-se agora com mais força.

«A nossa massa associativa está muito imbuída de um espírito de união. Os treinadores adversários já não podem vir cá a pensar que nosso público será um fator motivacional contra nós», defendeu.

Rui Vitória rejeitou ainda a ideia de um eventual desgaste físico “leonino” por causa do jogo a meio da semana para a Liga Europa (2-1 à Lázio, quinta-feira).

«O Sporting vai recuperar as horas normais para estar em condições. Acredito, e está provado cientificamente, que a fadiga mental é mais importante do que a física. Podem estar mais fatigados, mas estão muito motivados e é a cabeça que manda no músculo e não o contrário», explicou.

Na lista de convocados do técnico, nota para o regresso de Renan e para a saída de Saucedo. Defendi, Pedro Mendes, João Alves, Urreta e Paulo Sérgio são os lesionados do plantel vitoriano.

O jogo entre Vitória de Guimarães, 12.º classificado, com quatro pontos, e o Sporting, sexto, com 11, realiza-se no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, às 18h00 de domingo, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.