O treinador do Vitória de Guimarães quer ir vencer a Coimbra, no domingo, na 15.ª jornada da Liga de futebol, e lembrou hoje que a Académica só venceu uma vez nos últimos oito jogos do campeonato.

Em sentido contrário está a equipa vitoriana, que atravessa o melhor momento na Liga, com quatro triunfos e um empate nas últimas seis jornadas, performance que lhe permitiu saltar da última posição, à oitava jornada, para o sétimo lugar, à 14.ª ronda.

«Acho que vai ser um jogo muito interessante, bom de assistir, de qualidade, com duas equipas que vão querer ganhar. Temos a perspetiva de dar continuidade à nossa evolução e tentar vencer, sabendo que do outro lado vai estar uma equipa forte, com qualidade, que nos vai tentar ganhar», afirmou Rui Vitória.

O técnico destacou que a Académica tem um «processo de jogo já muito enraizado, muito definido», elogiando o seu trajeto na Taça de Portugal, onde é semifinalista, frisando, contudo, o aspeto «curioso» de, no campeonato, «ter feito 12 pontos nos primeiros seis jogos e nos oito restantes apenas seis».

Rui Vitória disse não acreditar num eventual desgaste físico da formação orientada por Pedro Emanuel (jogou na quinta-feira a primeira "mão" das meias finais da Taça de Portugal), considerando até que, o facto de ter ganho à Oliveirense (1-0), aumentou os seus índices de confiança e, quando «a cabeça está forte, o corpo reage melhor».

Sobre o possível alargamento da Liga para 18 clubes, o treinador começou por dizer que é «fundamental aumentar a competição, porque a solução não é jogar pouco, é jogar mais e treinar menos».

Contudo, frisou a necessidade de a questão ser «estudada», porque «estas coisas não podem só ser faladas da boca para fora sem se fazer uma análise mais aprofundada de qual é a melhor solução».

Para o jogo de Coimbra, Rui Vitória volta a poder contar com Pedro Mendes, que cumpriu um jogo de castigo, e o médio deve regressar diretamente para o "onze" de onde vão sair os castigados N'Diaye (o defesa central maliano aproveitou a partida para a Taça das Nações Africanas 2012 para "limpar" os cartões amarelos) e Bruno Teles.

O jogo entre Académica, sexto classificado com 18 pontos, e Vitória de Guimarães, sétimo com 17, tem lugar no Estádio Cidade de Coimbra, às 18h00 de domingo, e será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.