Ricardo Sá Pinto, de 46 anos, é o novo treinador do Sporting de Braga, substituindo no cargo Abel Ferreira, e falou esta quinta-feira pela primeira vez como técnico do clube minhoto.

"Obrigado pela confiança e pelo convite. Desde a primeira hora que não hesitei em aceitar o convite porque conhecia a realidade do clube, tenho conhecimento do trabalho desenvolvido pelo clube, da competência dos seus profissionais, com quem tenho, com alguns, uma relação pessoal", começou por dizer Sá Pinto.

"Era um desejo meu voltar a trabalhar em Portugal, ainda para mais num clube como o SC Braga que é feito de guerreiros, e à minha imagem. Todo o meu trajeto do futebol tem sido de grande trabalho, dedicação e sacrifício neste clube que com certeza me irá proporcionar para que juntos possamos vencer", acrescentou Ricardo Sá Pinto em conferência de imprensa.

Questionado sobre os objetivos do SC Braga para a próxima época, Ricardo Sá Pinto frisou que os 'minhotos' são "um clube com mentalidade vencedora" e que por isso o "objetivo é sempre procurar vencer o próximo desafio", sendo essa a "mentalidade" da sua equipa técnica.

"O nosso objetivo prioritário em termos desportivo é voltar a colocar o SC Braga nas competições europeias, que vamos com certeza dar o máximo. É a nossa prioridade neste momento, o SC Braga, na Liga, estará sempre entre os quatro melhores de Portugal. A nossa prioridade é garantir primeiro o quarto lugar e depois pensar em algo mais", disse Ricardo Sá Pinto.

"Em relação à Taça da Liga e Taça de Portugal, são competições que vão de encontro à nossa forma de estar: vencer qualquer adversário. Vamos tentar vencer sempre o próximo adversário e tentar chegar o mais longe possível", acrescentou Sá Pinto.

Recorde-se que Ricardo Sá Pinto começou a carreira de treinador principal no Sporting, em 2011/12, substituindo então Domingos Paciência e depois de, na época anterior, ter sido o técnico dos juniores dos 'leões'.

O técnico começou a temporada 2012/13 na equipa 'verde e branca', mas saiu no início de outubro, tendo ingressado a seguir no Estrela Vermelha, da Sérvia.

Em 2013/14 e 2014/15, esteve no campeonato grego, primeiro no OFI e depois no Atromitos, clube a que voltaria em 2016/17, depois de passagens por Belenenses e El Fateh, da Arábia Saudita. Antes da experiência na Polónia, Sá Pinto orientou os belgas do Standard de Liège.