O Sporting venceu, na noite de domingo, o Boavista por 3-0 em partida da 24.ª jornada da I Liga. Foi a quarta vitória seguida dos leões na I Liga, algo que ainda não tinham logrado esta temporada. Ao mesmo tempo, a equipa de Rúben Amorim igualou a sua melhor série de invencibilidade da presente época, com 7 jogos sem perder no conjunto de todas as competições, com 5 vitórias e 2 empates nas últimas sete partidas. Além disso, o Sporting não sofreu golos pelo terceiro jogo seguido na I Liga, algo que não sucedia há 16 meses.

Os marcos do triunfo leonino não se ficam por aí: o Sporting obteve a 15.ª vitória consecutiva frente ao Boavista em Alvalade e a oitava receção consecutiva aos axadrezados sem sofrer golos.

Ir a Alvalade é sinónimo de ver golos

Mas há a notar um outro registo curioso: foi o 65.º jogo seguido em Alvalade a que os espectadores presentes no estádio tiveram a oportunidade de assistir a pelo menos um golo (no conjunto de todas as competições). Efetivamente, nem na presente temporada, ainda a decorrer, nem na temporada passada houve registo de qualquer nulo na casa os leões. O último 0-0 no Estádio José Alvalade dada de há mais de dois anos, mais precisamente de 21 de julho de 2020 quando, em plena pandemia (portanto sem adeptos no estádio) e já com Rúben Amorim ao leme, o Sporting não foi além de em empate sem golos na receção a um Vitória de Setúbal que até acabaria por descer de divisão nessa temporada.

Esse foi mesmo, até ao momento, o único nulo caseiro de Rúben Amorim ao leme dos leões. Não significa isto que o Sporting não tenha ficado em branco no seu Estádio. Ao longo desses 65 jogos seguidos em que se veem golos em Alvalade, os verdes e brancos não marcaram golos em quatro partidas (duas na temporada passada, frente a City e Benfica, e outras duas esta época, frente a Chaves e Marselha). Quanto aos adversários dos leões, não marcaram em 35 desses 65 jogos.

Estádio do Dragão com série de golos ainda maior, na Luz o último nulo é mais recente

E como tem sido nos recintos dos outros 3 grandes? No Estádio do Dragão a série também impressiona; são já 53 jogos consecutivos com golos (seja do FC Porto ou do adversário). O último nulo data, curiosamente, de uma receção ao Sporting, a 27 de fevereiro de 2021, em partida da 21.ª jornada dessa edição da I Liga.

Ao longo desses 53 jogos, os azuis e brancos só não marcaram em quatro jogos, frente a Chelsea (0-2 em 2020/21), Lyon (0-1 em 2021/22) e Club Brugge e Benfica (já esta época). Em contrapartida, mantiveram os seus adversários a zeros em 23 desses encontros. O FC Porto marca há 12 jogos seguidos como anfitrião.

No Estádio da Luz o último nulo é mais recente. Ocorreu no penúltimo jogo em casa do Benfica na temporada passada, quando as águias, então orientadas por Nelson Veríssimo, se ficaram por um 0-0 na receção ao Famalicão.

Desde então, são 24 os jogos consecutivos com golos na Luz. O Benfica voltou a ficar em branco logo no jogo seguinte em sua casa (derrota por 1-0 com o FC Porto, com um golo tardio de Zaidu a evitar outro nulo e a selar o título dos dragões, naquele que foi o derradeiro jogo dos encarnados em casa em 2021/22), mas desde aí (ou seja, em todos os jogos em casa na presente época) o Benfica marcou sempre (e só por duas vezes - Paris Saint-Germain e Portimonense - não marcou mais do que um golo), mantendo os adversários em branco em nove partidas.