Com uma idade média de 23.46 anos, o Famalicão é quem tem apresentado a equipa com média de idades mais baixa desde o início da presente temporada na Primeira Liga. Em contraste, com uma média de idades de 29.09 anos, o Casa Pia é a equipa mais 'velha' da prova.

As contas são apresentadas em mais um estudo do CIES Football Observatory, que hierarquiza 851 equipas de 53 divisões principais de países de todo o mundo de acordo com as equipas apresentadas em campo no arranque da presente temporada.

A seguir ao Famalicão, a segunda equipa mais jovem na Primeira Liga é a do Estoril Praia (24,89 anos), com o Vizela (25.15 anos) a fechar o pódio.

No que toca aos candidatos ao título, o Benfica é quem tem apresentado a equipa mais jovem em campo (26.60 anos de idade média), seguido do do FC Porto (26.79), Sporting (27.01) e SC Braga (28.02). Os minhotos são mesmo a terceira equipa com médias de idade mais alta na prova até ao momento.

Curiosamente, e apesar de ser dos quatro o que tem apresentado a equipa com média de idades mais baixa, o Benfica é entre eles o que tem apresentado em campo uma maior percentagem de jogadores com mais do que 30 anos (30,5%).

E como é lá fora?

Neste campo, destaque uma vez mais para o Famalicão, que ainda não colocou em campo qualquer jogador com mais do que 30 anos, enquanto no Casa Pia 48,3% dos jogadores que entraram em campo já eram trintões. Já o Chaves ainda não colocou em campo qualquer jogador com menos do que 21 anos.

Olhando para as cinco principais Ligas europeias, é em França, na Ligue 1 que encontramos a equipa com média de idades mais baixa: o Toulouse (24,16 anos). Segue-se o Valência, com clubes como Chelsea, Arsenal, Paris Saint-Germain ou Tottenham também no Top-10. A equipa mais 'velha' é a do Rayo Vallecano mas, também em Espanha, no Cádiz mais de 60% dos jogadores que têm entrado em campo têm mais do que 30 anos.

Entre as 53 ligas a nível mundial abrangidas pelo estudo, são os bielorrussos do FK Minsk quem tem a média de idades mais baixa: apenas 20.97 anos, sendo que 83% dos jogadores que lançou em campo têm menos do que 21 anos. Nota ainda para a quarta equipa com média de idades mais baixa, o RB Salzburgo, que recentemente venceu o Benfica na Liga dos Campeões.

Já o Independiente Petrolero, da Bolívia, é o clube com a média de idades mais elevada entre os 851 englobados no estudo: 32.12 anos de idade.

O estudo mostra ainda que a média global de idades de uma equipa entre todos os clubes é de 27.24 anos e que, ao todo, são oito os clubes em que as equipas apresentadas até ao momento eram compostas por jogadores com menos do que 21 anos, entre eles o RB Salzburg (60.7%), o FC Nordsjælland (56.1%) e o AFC Ajax (53.3%).