Santa Clara e Casa Pia empataram hoje (0-0) em Ponta Delgada, na primeira jornada da I Liga de futebol, em que os açorianos foram ligeiramente superiores, mas tiveram dificuldades em encontrar o caminho para a baliza adversária.
Veja o vídeo
A partida marcou o regresso do Casa Pia ao principal escalão do futebol português 83 anos depois.
Logo no arranque do jogo, que começou sob uma chuva miudinha que volta e meia apareceu ao longo do encontro, o Casa Pia começou por reclamar um penálti aos seis minutos por mão na bola de Tagawa após um canto.
O árbitro, após consulta ao VAR, assinalou grande penalidade, sendo que Leonardo Lello, na cobrança, atirou para uma grande defesa de Marco, para gáudio dos adeptos no estádio de São Miguel.
Ao longo da primeira parte, as duas equipas procuraram assumir a iniciativa de jogo e dominar a posse de bola. Nesse duelo, o Santa Clara levou a melhor, mostrando-se mais incisivo nos processos ofensivos e instalando-se, em vários momentos, no meio campo contrário.
O Casa Pia, contudo, lutou para não se remeter às tarefas defensivas. Aos 33 minutos, os ‘gansos’ voltaram a estar perto do golo: livre de Kunimoto, Rafael Martins apareceu na área para cabecear ao poste e na recarga, Marco, com uma enorme defesa, evitou o golo de Vasco Fernandes.
Já o melhor momento dos açorianos no primeiro tempo aconteceu na reta final dos primeiros 45 minutos, quando a equipa de Mário Silva fez por forçar o golo. Aos 41 minutos, João Nunes com um corte crucial evitou o golo a Allano, e dois minutos depois foi o guarda-redes Ricardo Baptista a negar o tento a Ricardinho.
Na segunda parte, o jogo baixou de intensidade, com as duas equipas a acusar a falta de ritmo. O Santa Clara foi superior, tendo dominado a posse de bola e procurado chegar à baliza contrária, sobretudo, através de bolas longas.
Contudo, apesar da superioridade, faltou critério à equipa açoriana que não conseguiu criar oportunidades de golo no segundo tempo.
Por sua vez, o Casa Pia não deixou de tentar construir a partir de trás, mas teve dificuldades em penetrar no último terço do terreno do adversário, num jogo onde o Ricardinho, do Santa Clara, recebeu o cartão vermelho direto aos 80 minutos devido a uma entrada dura sobre Yan Eteki.
Comentários