O Santa Clara subiu provisoriamente ao terceiro lugar da Primeira Liga de Futebol, ao vencer esta noite o Gil Vicente por 2-1, no jogo de abertura da 9.ª jornada da prova.

Os anfitriões somaram a sexta vitória, 20 dias depois de averbarem a terceira derrota. Os açorianos chegam aos 18 pontos, mais dois que os encarnados que, no entanto, têm menos dois jogos. O Gil Vicente mantém-se no 10.º posto com nove pontos.

A possibilidade de subir ao terceiro posto, embora que de forma provisória, era uma das motivações para o fantástico Santa Clara, na receção aos gilistas. Os açorianos, com cinco vitórias e três derrotas, são, por esta altura, uma das principais surpresas da I Liga, num ano em que voltaram ao convívio dos grandes após uma temporada na Segunda Liga.

Veja o resumo do jogo

Logo aos dois minutos, Gabriel Silva ameaçou o golo, num grande pontapé que só foi travado pela barra. Andrew estava batido. Sidney Lima também ameaçou aos cinco, antes de voltar a ficar perto do golo pelos açorianos aos 13: Remate de Gabriel Silva, a bola esbarrou na barreira, e na recarga Sidney Lima disparou ao lado, com a bola a ser desviada para canto.

O golo surgiria na sequência do canto. Gabriel Silva meteu na área, Sidney Lima apareceu apareceu ao primeiro poste a cabecear para o fundo das redes de Andrew. A equipa que mais criava estava finalmente na frente do marcador.

Só aos 24 minutos se viu a primeira ameaça do Gil Vicente. Fujimoto lançou Cauê que disparou, Sidney Lima apareceu na hora certa a cortar e evitar o golo dos gilistas.

Da ameaça a concretização foram quatro minutos. Santi recebeu de costas para a baliza, rodopiou e disparou, a bola bateu na barra mas morreu no fundo das redes dos açorianos. Mais um grande golo em Ponta Delgada, agora do médio espanhol dos gilistas.

A equipa da casa podia ter passado novamente para a frente, aos 30 minutos mas João Costa não conseguiu finalizar da melhor forma a grande jogadfa de Vinícius. Mas aos 38 chegou mesmo o 2-1 do Santa Clara: jogada com variação de flanco, MT deixou para o cruzamento de Gabriel Silva, e Calila nas alturas a cabecear de cima para baixo, com a bola a pingar, e a bater Andrew pela segunda vez.

Na segunda parte, os açorianos ameaçaram o 3-1 aos 69 minutos. Gabriel Silva meteu em Vinícius, o remate do jogador bateu no corpo de Andrew que saiu rápido entre os postes. Na recarga, Gabriel Silva rematou mas a defesa do Gil Vicente afastou a bola.

Aos 77 minutos o Gil Vicente quase que empatava. O remate de Touré ficou no corpo de Gabriel Ramos, a bola sobrou para Agurrei que atirou ao lado, quando tinha tudo para marcar.

Nos descontos o Santa Clara podia ter feito o 3-1, mas Safira falhou uma grande penalidade, ao rematar ao poste. O lance nasce de uma falta de Sandro Cruz sobre o próprio Safira.

A formação açoriana regressa assim aos triunfos no campeonato, depois da derrota na visita ao Moreirense, enquanto o Gil Vicente, que interrompeu na última ronda um ciclo de cinco jogos sem vencer, falhou a possiblidade de, pela primeira vez, somar triunfos seguidos nesta edição da I Liga.

O Santa Clara passa a somar 18 pontos, mais dois do que o Benfica, que contabiliza menos dois jogos disputados, enquanto o Gil Vicente somou a terceira derrota e manteve-se com 10, ‘tombando’ para já no 10.º posto.