O mais recente reforço do Benfica afirmou, esta terça-feira, que chega ao emblema da Luz com muita ambição para trabalhar e triunfar ao serviço de um 'dos maiores clubes do mundo', e assumiu que as características do futebol português são óptimas para o seu estilo de jogo.

Em declarações à BTV, Ivan Saponjic apresentou-se aos adeptos do Benfica e mostrou alguns conhecimentos sobre o seu novo clube. O avançado sérvio assinou um contrato por cinco temporadas com o Benfica e fez questão de frisar, desde logo, porque escolheu o emblema português.

"Tenho seguido o Benfica nas últimas épocas e ao ver alguns jovens sérvios que têm passado pelo Benfica fiquei fã. Gosto particularmente do género de futebol que é praticado no Benfica. Adapta-se ao meu estilo de jogo. Acho que é o clube certo para mim", começou por dizer Saponjic.

"O facto de ter chegado à equipa principal do Partizan muito cedo , aos dezasseis anos, lutando por um lugar na equipa, e neste último ano ter jogado no plantel principal facilita o processo. Tenho noção de que o Benfica é uma realidade distinta, um desafio ainda maior. Estou pronto para lutar em todos os treinos, jogos, semanas de trabalho, dia sim, dia não. Tenho a esperança de que os jogadores sérvios do Benfica possam ajudar-me a alcançar os meus objetivos o mais rápido possível", acrescentou o ponta-de-lança de 18 anos.

Questionado sobre alguns jogadores sérvios que jogam no Benfica como Ludomir Fejsa, Saponjic admitiu que ainda não falou com ninguém mas que já tem boas referências dos colegas do Partizan.

"Fejsa? Nunca falei com ele. Não o conheço pessoalmente mas já ouvi falar dele através de alguns jogadores do Partizan, o que me disseram foi positivo. É uma boa pessoa, espero que possa ajudar-me a adaptar-me o melhor possível", assumiu Saponjic.

"Sou essencialmente forte no jogo aéreo, tenho um bom remate com os dois pés e tenho um sentido apurado de golo. Estas são as minhas principais características, é certo que tenho muito que evoluir mas essas são as minhas principais qualidades", afirmou Saponjic sobre as suas características.

"O principal motivo para eu gostar do futebol português? É porque existe mais espaço comparando com o futebol sérvio. Pratica-se um futebol mais aberto, mais atacante e há sempre mais golos. Sendo um ponta-de-lança é natural que prefira jogar numa Liga com esse futebol mais aberto e atacante. É um futebol que espero que me possa fazer aparecer mais vezes", confessou Saponjic sobre as diferenças entre o futebol português e o futebol sérvio.

"Ter sido campeão do mundo pela Sérvia foi o ponto mais alto da minha carreira e o facto de ter sido o jogador mais novo a estrear-me pela equipa principal do Partizan aos 16 anos é também um momento a referenciar. O meu sonho era ser campeão nacional pelo Partizan e foi algo que também concretizei. Esses três momentos foram os mais importantes na minha carreira", enumerou Saponjic sobre os momentos mais marcantes da sua carreira.

"Comecei com 16 anos e aos 17 já fazia parte da equipa principal do Partizan. Uma vez que fui, no primeiro ano, campeão da Sérvia e logo depois campeão do mundo com a seleção de sub-20 da Sérvia, posso dizer que na minha carreira tenho conseguido títulos. Espero que continue a ser esse o caminho. Espero conseguir o terceiro título consecutivo. É claro que o Benfica é uma história diferente mas espero ser campeão outra vez este ano", acrescentou Ivan Saponjic.

"Tenho consciência que venho para um dos maiores clubes da Europa. É um grande desafio para mim. Estou desde já grato pela oportunidade que estou a ter. Aquilo qeu posso garantir é que vou dar tudo em cada jogo, em cada treino. Espero poder dar muitas alegrias aos adeptos do Benfica ao marcar golos e ganhar títulos", frisou Ivan Saponjic, dirigindo-se aos sócios do Benfica.

"Estou muito satisfeito e feliz por estar aqui. Ver este centro de treino lembra-me quão grande é o Benfica. O Benfica é um dos maiores clubes do mundo. Poderia estar aqui dez dias seguidos a falar do Benfica, um clube com uma história tremenda. Um clube com grandes referências como foi Eusébio, o Benfica sempre teve grandes jogadores e sem dúvida o Eusébio foi um grande jogador. Ainda hoje tive a oportunidade de conhecer um deles, o Nuno Gomes. O Rui Costa foi também um grande jogador. O próprio capitão Luisão, mas também o Jonas, o Mitroglou, o Gaitán e o Júlio César que é fantástico. Estou ansioso por começar a trabalhar, conhecer todos os jogadores e ajudar o Benfica", sentenciou Ivan Saponjic na sua primeira entrevista de águia ao peito.

O jovem ponta de lança sérvio, de 18 anos, disputou 520 minutos em 17 jogos na presente edição da liga sérvia, anotando um total de três golos, anotou ainda um golo na fase de qualificação para a Liga dos Campeões, na qual marcou presença em quatro jogos (138 minutos), e está em branco na Liga Europa, na qual participou em três partidas (122 minutos).

Ivan Saponjic sagrou-se campeão mundial de sub-20 no último verão, tendo disputado os sete jogos da seleção sérvia e anotado dois golos.