Com o título cada vez mais próximo do Benfica, Roger Schmidt esteve esta sexta-feira em conferência de antevisão à receção ao Santa Clara para a última jornada do campeonato.

Os encarnados precisam de empatar (e esperar pelo FC Porto) ou apenas vencer o Santa Clara para se sagrarem campeões. Schmidt não entra em festejos antecipados e olha para as últimas decisões.

Postura do Santa Clara: "Eu penso que o Santa Clara não tem nada a perder. Basta ver os últimos jogos. Não jogam como uma equipa que está despromovida. Jogam bom futebol com intensidade, com velocidade... Estou à espera de um adversário a jogar sem pressão perante um estádio cheio. Estamos preparados e sabemos a nossa situação. Tem sido uma longa viagem e amanhã é a última jornada. Sabemos que se vencermos somos campeões e demonstrámos ao longo da temporada uma boa atitude. Os jogadores foram empenhados e amanhã estarão centrados e motivados. A decisão toma-se em campo. Queremos marcar golos e vencer o jogo. É só nisso que estamos focados. Nada mais importa. Estamos preparados para amanhã."

Bah de regresso ao onze: "Se está à espera que eu diga o onze... O Alex teve um bom impacto no último jogo, está recuperado da lesão. O Fredrik é um jogador muito importante para nós porque é muito flexível e posso usá-lo em várias posições. Demonstrou sempre muita qualidade e uma personalidade incrível de aceitar e dar o melhor em qualquer posição. Temos várias posições. Ainda no domingo fez um jogo fantástico. Não só pelo golo... Tenho muitas opções. Quase todos os jogadores estão aptos. É uma pena a lesão de Guedes. Já tinha sido operado e teve muito impacto no domingo. Mudou o jogo e estamos muito tristes com a sua lesão. Mas é mais uma razão para amanhã sermos campeões."

Ainda o dérbi com o Sporting: "Acho que fizemos um jogo fantástico contra o Sporting. Eles foram melhores na primeira parte, mas na segunda parte controlámos e mostrámos muita confiança. Conseguimos pressionar e o empate foi mais do que merecido. Não foi uma lição. Foi futebol. Em cada jogo tudo começa do zero. Nós somos o Benfica e jogamos sempre para vencer. Temos de trabalhar duro para conquistar cada ponto. Já tivemos 10 pontos, porque tínhamos vencido quase todos os pontos. A temporada é uma maratona e a situação é clara. Fizemos muitos pontos e agora temos mais um jogo para vencer. A tarefa no domingo foi recuperar e foi importante. É diferente perder ou empatar."

Pressão na equipa: "Há sempre pressão no futebol e estar nervoso antes destes jogos é bom. Mas já demonstrámos que não importa onde vamos jogar, nos jogos da Liga dos Campeões. Vi muita pressão no início da época e conseguimos sempre mostrar o nosso melhor em campo. Os jogadores mostraram qualidade e resiliência. Esperamos jogar bom futebol amanhã."

Análise à temporada: "Ainda não é o momento de fazer o balanço da temporada. Estou concentrado no último jogo e depois, aí sim, poderemos falar de tudo. Para já estamos concentrados no nosso objetivo."

Benfica a melhor equipa e um possível justo vencedor do título: "Isso não me compete a mim dizer. Se merecemos o título? Acho que sim, mas isto não é uma coisa automática. Não é por merecer que se vence. É preciso fazer por isso. Penso que no fim da temporada a equipa que acaba em primeiro lugar merece ser campeã, seja aqui ou noutro campeonato."

O Benfica recebe o Santa Clara às 18h. À mesma hora, FC Porto e Vitória SC defrontam-se no Estádio do Dragão. Acompanhe as últimas decisões do campeonato aqui no SAPO Desporto!