O treinador Sérgio Conceição mostrou-se hoje confiante em assistir a outras renovações de futebolistas com o FC Porto, numa semana em que o avançado espanhol Toni Martínez prolongou a sua ligação até 2027.

“Eu não sou dirigente. Existem conversas entre mim e o presidente [Jorge Nuno Pinto da Costa] e estou a par de quase tudo o que se faz no clube, principalmente naquilo que diz respeito à equipa principal de futebol. Essas situações estão a ser trabalhadas e faladas com os próprios atletas e os empresários. Não podemos esquecer que existem algumas pessoas que circundam e gravitam na vida profissional dos atletas. As coisas estão a ser bem feitas. Se haverá mais alguma renovação? Não sei, mas presumo que sim”, referiu.

O técnico falava na conferência de imprensa de antevisão à visita do FC Porto ao Paços de Ferreira, no sábado, da 29.ª jornada da I Liga, enaltecendo o crescimento do terceiro melhor marcador dos ‘dragões’ em todas as competições esta temporada, com 11 golos.

“Podem existir várias razões para estas renovações dos jogadores. Sentimos que o Toni Martínez tem estado a fazer bem o seu percurso. Outros são miúdos e achamos que têm potencial para se afirmarem na equipa principal durante os próximos anos”, estabeleceu.

O FC Porto adicionou mais dois anos ao anterior vínculo estabelecido com o avançado proveniente do Famalicão, mas ainda tem pendente o futuro de Wilson Manafá, de Pepe, do espanhol Iván Marcano ou do colombiano Matheus Uribe, todos em final de contrato.

“A durabilidade do contrato não é critério para que alguém jogue ou não. Houve atletas que saíram em final de contrato, mas foram titulares até ao último encontro. Depois, já vi jogadores a renovarem num mês e a serem vendidos num outro. É sempre bom que eles tenham essa estabilidade, no sentido de perceberem que o clube reconhece quem está a fazer um trabalho interessante ou é importante numa perspetiva futura. Acho que isso é importante. O clube e o presidente estão atentos a tudo”, reconheceu Sérgio Conceição.

O FC Porto, segundo classificado, com 67 pontos, a quatro do Benfica, visita o Paços de Ferreira, 17.º, com 17, no sábado, às 20:30, no Estádio Capital do Móvel, em encontro da 29.ª ronda do campeonato, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.