Pepe “está em dúvida” para a visita do FC Porto ao Benfica, na sexta-feira, da I Liga, anunciou hoje o treinador Sérgio Conceição, rejeitando que exista caso com o departamento médico acerca da aptidão do futebolista.

“Houve um jogador que tinha ficado de fora e manifestei-me daquela forma, mas, depois, entendi o que foi feito. Em dia de jogo, a pressão é grande. Quando temos um atleta com a importância do Pepe, dentro e fora do campo, e existe uma ou outra situação que não corre tão bem, isso é clarificado. Ninguém está contra ninguém”, comentou o técnico, na conferência de imprensa de lançamento do clássico da sétima jornada do campeonato.

No sábado, após a vitória do FC Porto na receção ao Gil Vicente (2-1), da ronda anterior, Sérgio Conceição remeteu para o departamento médico dos ‘dragões’ as explicações da ausência do defesa e capitão Pepe, que viria a entrar no boletim clínico dois dias depois.

“Toda a gente percebe que há uma exigência grande e muita vontade de fazer as coisas como deve ser. O departamento médico faz parte da equipa profissional de futebol e tem feito um bom trabalho ao longo dos anos. Nunca é fácil. Uma época tem sempre muitas situações em que necessitamos de recuperar os atletas. Não há caso nenhum”, reiterou.

A utilização de Pepe, cujo problema físico não foi especificado pelo clube, será avaliada “até à hora do jogo” com o Benfica, enquanto Danny Namaso evoluiu hoje para treino integrado condicionado e Zaidu, Gabriel Veron e Evanilson continuaram em tratamento.

No boletim clínico está também Iván Marcano, que deu início a um extenso processo de recuperação pós-operatória de uma lesão ligamentar do joelho direito, um dia após ter recebido alta hospitalar face à intervenção cirúrgica cumprida na terça-feira em Madrid.

“Tive a oportunidade de falar com o Marcano antes e depois da operação e está positivo. Ele tem um feitio especial, porque é uma rapaz introvertido e não é de expandir muito as suas emoções e sentimentos, mas vi-o positivo. É um superatleta e tenho uma convicção plena de que vai recuperar bem e ainda jogará mais uns anos”, notou Sérgio Conceição.

As limitações de Pepe e de Iván Marcano, que deve encarar uma paragem nunca inferior a seis meses, têm promovido esta semana a integração nos trabalhos do plantel principal dos defesas Zé Pedro e João Mendes, habituais titulares da equipa B portista, da II Liga.

No ‘onze’ inicial passou a estar com maior frequência David Carmo, que alinhou a tempo inteiro nos últimos três duelos dos ‘dragões’, na sequência de uma temporada de estreia assinalada por 15 partidas, além das três presenças ao serviço do conjunto ‘secundário’.

“Tem a ver com a chegada do momento dele. As pessoas podem não se lembrar, mas o David Carmo já foi titular em muitos jogos. É verdade que não teve essa regularidade do Marcano e do Pepe, mas faz parte do grupo e é um futebolista importante, tal como o era quando cá chegou. Depois, se isso é um tema ou não, depende de quem olha para o FC Porto e quer levantar situações que, se calhar, não são tão positivas, mas eu não posso controlar isso. Preocupo-me em preparar a minha equipa para ganhar os jogos”, vincou.

O FC Porto, que partilha o primeiro lugar com o Sporting, ambos com 16 pontos, visita o Benfica, terceiro classificado, com 15, na sexta-feira, às 20:15, no Estádio da Luz, em Lisboa, em duelo com arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.