Sérgio Conceição, campeão nacional pelo FC Porto, foi distinguido como treinador do ano da I Liga de futebol pela Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID), que também elegeu Darwin Núñez, do Benfica, como melhor jogador.

O técnico dos ‘dragões’ já tinha sido laureado com o mesmo prémio em maio de 2018, aquando da conquista do primeiro de três campeonatos nas últimas cinco temporadas, encabeçando este ano um lote de 21 distinções, entre atletas, dirigentes e jornalistas.

Já o avançado uruguaio Darwin Núñez foi escolhido pelos associados do CNID como o melhor jogador da I Liga, ao liderar a tabela dos marcadores, com 26 golos ao serviço do Benfica, ao passo que o guarda-redes Diogo Costa, do FC Porto, foi o atleta revelação.

Na II Liga, Luís Freire foi premiado como técnico do ano, após ter levado o Rio Ave ao título e à subida de divisão, e Henrique Araújo, do Benfica, como melhor individualidade.

Diogo Jota, vencedor da Taça da Liga e da Taça de Inglaterra com o Liverpool durante esta época, e Abel Ferreira, que juntou a Supertaça sul-americana e o campeonato Paulista à revalidação da Taça dos Libertadores pelos brasileiros do Palmeiras, foram designados como jogador e treinador português do ano no estrangeiro, respetivamente.

O CNID laureou ainda como equipas do ano a seleção de futsal, bicampeã europeia e campeã mundial, e o Benfica, que venceu pela primeira vez a UEFA Youth League de futebol, e atribuiu o prémio Prestígio Fernando Soromenho a Tiago Craveiro, que foi para a UEFA, após 10 anos como diretor-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Quanto às restantes modalidades, Auriol Dongmo foi distinguida como campeã do ano, depois de ter dominado a prova do lançamento do peso nos Mundiais de pista coberta, ficando o estatuto de revelação do ano entregue aos tenistas Nuno Borges e Francisco Cabral, que formaram a primeira dupla portuguesa a vencer o Estoril Open em pares.

Os prémios serão entregues em 30 de maio, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, durante a gala do 56.º aniversário do CNID, associação de jornalistas e colaboradores da área do desporto, que vai homenagear José Manuel Tuna Caranguejeiro, jornalista e escritor, e João Rocha, homem multifacetado do desporto, tal como Paulo Reis, treinador de Auriol Dongmo.

Lista de premiados:

- Prestígio ‘Prémio Fernando Soromenho’ - Tiago Craveiro (ex-CEO da Federação Portuguesa de Futebol)

- Carreira ‘Prémio David Sequerra’ - Joaquim Rita

- Jornalista ‘Prémio Neves de Sousa’ - Bruno Roseiro (Observador)

- Jornalista Revelação ‘Prémio Vitor Santos’ - Pedro Barata (Expresso)

- Rádio ‘Prémio Artur Agostinho’ - João Gomes Dias (Antena 1)

- Televisão ‘Prémio Alves dos Santos’ - Mariana Águas (CMTV)

- Fotojornalismo ‘Prémio Nuno Ferrari’ - Fernando Ferreira (Record)

- Jornalismo Online - Rodrigo Coimbra (zerozero)

- Reconhecimento – Câmara Municipal de Leiria

- Campeã do Ano - Auriol Dongmo (Sporting)

- Revelação do Ano Modalidades - Nuno Borges /Francisco Cabral (Escola de Ténis da Maia/Clube de Ténis do Porto)

- Equipas do Ano - seleção portuguesa de futsal (bicampeã europeia) e Benfica (vencedor da UEFA Youth League de futebol)

- Treinador I Liga - Sérgio Conceição (FC Porto)

- Treinador II Liga - Luís Freire (Rio Ave)

- Melhor Jogador I Liga (votação dos sócios) - Darwin Núñez (Benfica)

- Jogador Revelação - Diogo Costa (FC Porto)

- Melhor Jogador II Liga (votação dos sócios) - Henrique Araújo (Benfica)

- Melhor Jogador Liga 3 - Martim Maia (Amora)

- Melhor Jogadora da Liga de futebol feminino - Carole Costa (Benfica)

- Treinador português no estrangeiro - Abel Ferreira (Palmeiras)

- Jogador português no estrangeiro - Diogo Jota (Liverpool)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.