Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, à Sport TV, após o triunfo frente ao Famalicão (4-1), no Estádio do Dragão, da 16.ª jornada da I Liga.

Análise ao jogo: "Sinceramente, apesar do resultado, não foi dos jogos que me agradou mais. Permitimos muito ao adversário. Foi uma posse de bola, não digo inofensiva, mas sem criar problemas, mas permitimos que os médios jogassem mais do que normalmente permitimos. Tínhamos na cabeça a zona de pressão, mas o momento e timing não estavam ajustados. Não gostei muito do conteúdo, sinceramente. Ganhámos por 4-1, através de golos bonitos, com algumas combinações  ofensivas de qualidade, mas no global não gostei como de outros jogos. Esta é a minha opinião muito sincera."

O que falhou: "Os médios jogaram muito à vontade. Não percebemos que os laterais estavam baixos, era quase sempre essa ligação ou pelos laterais ou pelos médios. Nunca a contrariámos, sabíamos da qualidade e do momento positivo do Famalicão, mas os adversários têm de sentir dificuldade em ligar o jogo. Normalmente somos mais presentes na nossa organização, mais pressionantes. Normalmente percebemos melhor que dentro da nossa organização defensiva podemos partir com perigo. Isso aconteceu no terceiro golo, com uma boa recuperação, mas normalmente fazemos noutras zonas. Não fomos capazes por mérito do adversário, mas também por demérito nosso. Mas vou ver o jogo outra vez."

Estilo de jogo do Famalicão: "Não facilita, depende. Há equipas que chegam aqui com ousadia superior, outras que surgem a fechar-se no terço defensivo, num bloco baixo e aí os espaços são outros. Hoje percebíamos e sabíamos do comportamento do Famalicão, tínhamos feito o nosso trabalho. Alertámos para isso. A verdade é que fizemos golos, mas dentro do nosso processo e momento com bola poderíamos estar a recuperar noutras zonas. Do que vi do banco achei que nunca tivemos o controlo do jogo como noutros jogos. Apesar do resultado, que é justo, até podíamos ter feito mais golos. Mas faltou consistência e solidez, permitimos muito ao adversário em posse."

Resultado do dérbi: "Não adianta nada se não fizermos o nosso trabalho, pois não dependemos só de nós. O nosso trabalho e foco tem de ser no dia a dia. Teremos um jogo difícil com o Vitória e percebemos que é mais uma final para nós. Não adianta olhar para o lado e não para os nossos pés, pois ainda tropeçamos. E isso não convém."

Declarações de João Mário, lateral do FC Porto, à Sport TV, após o triunfo frente ao Famalicão (4-1), no Estádio do Dragão, da 16.ª jornada da I Liga.

Exibição: "Estive bem, a equipa também. Para fazer assistências é preciso alguém concretizar. O Medhi [Taremi] cabeceou bem. Três pontos importantes na nossa caminhada."

Análise ao jogo: "Estivemos focados, mas também tivemos de saber sofrer porque o Famalicão gosta de jogar. Competia-nos condicionar a forma de jogar do adversário e acho que o conseguimos ao marcar cedo. Essa determinação ajudou-nos a construir um bom resultado até ao intervalo. Encarámos todos os jogos para ganhar com bom futebol. Conseguimos marcar quatro golos, mas podíamos ter feito muitos mais. De qualquer forma o importante é vencer."

Empate no dérbi: "Preocupamo-nos connosco, o campeonato é longo, falta muito. Continuando a este nível vamos ser muitos felizes no final e vencer o título."