O Canal 11 emitiu uma reportagem sobre os primeiros passos da carreira de Francisco Conceição, um dos filhos de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto. O criativo está a dar nas vistas aos 18 anos e, depois de brilhar na equipa B, integrou em definitivo o plantel principal às ordens do seu pai.

Mas nem tudo é fácil para o pequeno Francisco. Para chegar à equipa principal, teve de fazer sacrifícios, como contou o seu irmão, Rodrigo Conceição, lateral/médio direito do FC Porto B.

"Foi um orgulho enorme, porque sei aquilo que ele passou, os sacrifícios que fez até chegar ali. Ele jogava há um ano nos juniores e não fez todos os jogos, porque tinha muitas lesões, tinha peso a mais, mas na quarentena deu-lhe um clique. Estávamos em casa com o meu pai, que foi um bocadinho mais exigente com ele e acabou por lhe dar o clique. Ele ia correr 14 ou 15 quilómetros para ser o jogador que é hoje, porque tinha de perder esses tais quilos. Fez muitos sacrifícios e ainda hoje faz, porque não é fácil, tem de manter uma alimentação muito rigorosa. Às vezes ele não come", começou por revelar Rodrigo Conceição ao 'Canal 11'.

A exigência de Sérgio Conceição também ajudou o filho Francisco a chegar aonde queria.

"O meu pai diz-lhe: 'Estás com fome? Bebe água'. Tão simples quanto isto", recordou Rodrigo.

Francisco Conceição leva 35 jogos disputados esta época, 11 deles na I Liga, onde soma 161 minutos. Já se estreou na Champions, onde fez oito minutos em dois jogos, e participou na primeira fase do Euro2021, tendo marcado um golo no apuramento de Portugal rumo aos quartos de final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.