Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, e de Nico Gonzalez, médio dos azuis e brancos, após a derrota caseira com o Vitória Sport Clube.

Sérgio Conceição

O que falhou para o FC Porto não conseguir vencer? "Isto dava uma conversa longa. Agora olhámos para o que nós não conseguimos fazer, entrar no último terço, a definição, situações que nós trabalhamos constantemente para melhorar a equipa. Mas o jogo foi mais que isso. Chegou-se aqui a um momento... Os jogadores sentem-se muito prejudicados. E é verdade que isso começa a criar nervosismo, hoje foi o reflexo disso. Toda a semana foi muito difícil.. O ambiente dentro e fora... O lance do Galeno no início do jogo: é um empurrão nas costas. E o mesmo empurrão que dá a falta para o primeiro golo do Vitória foi falta. Dentro da área não é falta, mas fora da área marca-se, não sei porquê. Estas situações, não deve, mas começam a enervar os jogadores. Por todo o historial, e não estou a dizer que é só culpa disso, podemos e devemos fazer mais..."

FOTOS: As melhores imagens do FC Porto 1-2 Vitória de Guimarães

Critérios de arbitragem: "Sabemos que somos uma equipa que provoca muito o adversário, hoje sofremos 23 faltas e fizemos seis. Temos um vermelho e dois amarelos. Há muitas coisas difíceis de gerir num balneário jovem, mas menos os menos jovens também, como foi o caso do Pepe, que foi expulso e saímos prejudicados por isso. Temos de olhar internamente o que temos de fazer para ter essa tranquilidade e para sermos uma equipa à nossa imagem e não, em muitos momentos do jogo, de sermos uma equipa mais de reações e nervosismo."

Dois golos sofridos no 1.º tempo: "É reflexo de tudo o que se tem passado. Não é fácil num grupo de jovens jogadores. Eu olhei bem para o que foi o dérbi, o tal dérbi eterno, e vi uma equipa a perder e vi a possibilidade de nós lutarmos pelo segundo lugar. Mas fica muito difícil com tudo o que se passou hoje."

Nico Gonzalez

Análise ao jogo: "A primeira parte creio que não saiu bem. Eles conseguiram marcar nos primeiros dois remates e isso custou-nos imenso. Tivemos oportunidades para poder ganhar, mas não conseguimos e isso irritou-nos."

Objetivos até ao final: "Temos de tentar sair a ganhar em qualquer jogo. Podemos ganhar a qualquer rival, estou convencido de que podemos vencer qualquer jogo que esteja à nossa frente e podermos lutar pelos nossos objetivos"

O FC Porto foi hoje derrotado pelo Vitória de Guimarães, por 2-1, na 28.ª jornada da I Liga de futebol, com os vimaranenses a ficarem a apenas dois pontos dos ‘dragões’, que somaram a segunda derrota consecutiva.

No Estádio do Dragão, os vimaranenses adiantaram-se no marcador aos 12 minutos, beneficiando de um autogolo de Galeno, e ampliaram a vantagem aos 33, por Jota Silva, com o mesmo Galeno a reduzir para os ‘dragões’, aos 44, num jogo em que Pepe foi expulso por protestos e deixou o FC Porto reduzido a 10, aos 69 minutos.

Com este resultado, o FC Porto, que soma já seis desaires no campeonato, não aproveitou as derrotas de Benfica frente ao Sporting e do Sporting de Braga com o Arouca, e está em terceiro, com 58 pontos, mais dois do que os bracarenses e o Vitória de Guimarães, ambos com 56, e menos nove do que o Benfica (67), enquanto os ‘leões’ lideram com 71, e menos um jogo.

O Vitória de Guimarães, que a meio da semana perdeu em casa com o FC Porto (1-0) na primeira mão das ‘meias’ da Taça de Portugal, continua num momento positivo no campeonato, com cinco vitórias seguidas.