Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, fez esta sábado a antevisão ao duelo de amanhã, frente ao Moreirense, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga. O técnico dos Dragões abordou a troca de treinador no Moreirense na véspera da partida, mas não acredita que isso vá mudar a forma do emblema de Moreira de Cónegos jogar amanhã.
O timoneiro dos azuis e brancos afirmou ainda que a equipa não se pode deslumbrar face à série positiva que atravessa em todas as competições e deixou o alerta para o balneário: "Quem se deslumbra, fica a deslumbrar-se em casa, não vai a jogo".
Saída de César Peixoto muda algo: "Nós tínhamos preparado o jogo em função daquilo que é o mais importante, que é a nossa equipa, mas olhando para o adversário e para aquilo que tem sido o passado recente da equipa, com o César Peixoto como treinador. Agora nós não sabemos como é que vão ser as coisas amanhã, foco total naquilo que é a nossa equipa e olhando para aquilo que são as cateterísticas individuais dos jogadores do Moreirense"
Com tantas saídas, Portugal é um país para os treinadores trabalharem: "Não sei se [as sete saídas de treinadores da I Liga] faz sentido, depende da realidade dos outros clubes. Por aquilo que é a minha realidade, esta é a minha quarta época. Dentro dos ciclos e momentos difíceis, quem paga é sempre o mesmo, de uma forma muitas vezes injusta. Não é em semanas que se consegue mudar a face de uma equipa e implementar o que se quer. Quando existe falta do mais importante no futebol, os resultados, quem paga é o treinador e de uma forma injusta, a meu ver"
Saída do treinador fragiliza o Moreirense: "Sinceramente não sei em que contexto é que houve essa saída. Eu não acho que seja por aí, às vezes até é uma forma das tropas se unirem... Eu não acredito que o Moreirense vá ser muito diferente do que tem sido nos últimos jogos, porque não há tempo. Precisamos de tempo para preparar um jogo. Do plano psicológico, os jogadores estão habituados, infelizmente, a mudar de equipas técnicas, a ter esta situação na sua vida desportiva. Em termos anímicos basta estar o FC Porto no outro lado para estrem motivados, há sempre essa vontade de se exibirem"
Janeiro pode mudar a tabela da I Liga: "Nós analisámos o ciclo de jogos que acabamos de ter no mês de dezembro, e olhamos para o mês de janeiro e é igual, jogos decisivos e importantes. À medida que se caminha para o final das competições, os jogos ganham mais importância"
Marcano: "O Iván é um caso que não é fácil, está há algum tempo sem competir, Tem tido a sua evolução com alguns períodos menos bons na recuperação da lesão. Estamos atentos, com uma vontade grande para que volte a competir. É bom para ele, para nós e para o balneário. O Marcano é um elemento muito importante no nosso grupo de trabalho, não só a nível desportivo, mas tambem na qualidade humana e no que representa para o grupo de trabalho. Todos esperamos que regresse rapidamente"
Surto de COVID-19 no V. Guimarães: "Nós temos de estar atentos. Fizemos o teste ontem, somos sempre testados antes de cada jogo e ainda hoje relembramos que era importante reforçar a mensagem para que os atletas e nós estejamos o mais atentos possíveis. Com estas festas, acredito que pudessem contribuir para se verificar um aumento de casos. Nós, como estamos cá dentro, estamos completamente protegidos. Fora daqui tem de haver essa continuidade"
'Timing' do castigo de Otávio: "O Otávio não vai ser opção amanhã, o mais importante é o jogo com o Moreirense, não vale a pena falar nisso. No último jogo causou-me problemas, porque soube que não podia ir a jogo e complicou-me um bocado a vida, agora tive tempo para preparar a equipa. Tenho soluções para ir a jogo e de forma mais bem preparada"
Amanhã entra no pódio de treinadores com mais jogos no FC Porto: "Representa para mim que o Presidente tem tido paciência comigo [risos]. Obviamente que olhando para o histórico dos grandíssimos treinadores que o FC Porto teve, sinto-me com uma alegria normal. Mas sei que isto é tudo muito volátil, porque dependemos de resultados. No futebol português tem de se melhorar o que está à volta do treinador, dirigentes... Aqui temos um exemplo da capacidade do dirigente máximo que é o nosso presidente, que tive a felicidade de tê-lo como jogador e como treinador. É fundamental para fazer um bom trabalho"
Bom momento do FC Porto pode deslumbrar: "O futebol é um recomeçar constante. Acabou um treino, o próximo tem de ser na máxima qualidade possível. Acabou um jogo, no próximo temos de estar no máximo. São todos jogos decisivos, o mês de janeiro e à medida que nos aproximamos do final das competições. Meias-finais da Taça da Liga, Campeonato, Taça de Portugal, todos os jogos são decisivos. Temos de trabalhar no máximo, para estarmos no máximo nos jogos. Deslumbramento não acredito, porque aqui sabem a exigência que faço. A conquista da supertaça foi importante, mas tentei ao máximo que os jogadores mudassem a página. Quem se deslumbra, fica a deslumbrar-se em casa, não vai a jogo"
Francisco Conceição, filho de Sérgio Conceição: "Olhe... eu para falar do Francisco, ou do Gonçalo Borges, ou do Ricardo, ou de outro jogador qualquer, é uma conversa - as perguntas são interessantes - para termos noutra altura. Eu acho que os miúdos têm feito um bom trabalho, apesar dos resultados não terem ajudado. Os resultados não condizem com a qualidade de jogo dos miúdos. O trabalho está a ser bem feito, aqui ou acola tem faltado acerto da terceira equipa"
Pepe e Mbemba são opções: "Com o Pepe não, o Mbemba hoje integrou, mas não houve exigência a nível físico, vamos ver até à hora do jogo. O Mbemba vai estar convocado, o Pepe não"
Dupla de centrais não se tem conseguido manter: "Acho que o equilibro da equipa tem a ver com a equipa, não com dois jogadores. Eu acho que nós temos tido alguns problemas nos centrais, principalmente nessa estabilidade, nunca jogam os mesmos durante algum tempo. Já tivemos de tudo, obviamente não é o ideal. Mas não é por isso que temos sofrido mais golos. O setor defensivo é importante mas a equipa tem o peso maior nessa parte. O ideal seria o Diogo Leite e o Saar terem mais minutos , mas se é assim, e o Mbemba não estiver a 100%, tenho confiança total nos outros dois, ou noutro jogador que eu tenha treinado nessa posição. O Loum tem treinado a central e tem dado uma boa resposta"
*Última atualização às 13h50
Comentários