O FC Porto venceu, este sábado, o Gil Vicente por 1-0 em jogo referente à quinta jornada do campeonato português, disputado no Estádio do Dragão. Evanilson marcou, no primeiro tempo, o único golo da partida e que valeu a vitória à equipa da casa, algo que não acontecia há três jogos.

Sérgio Conceição mexeu, e de que maneira, na equipa desta noite. Nakajima regressou à titularidade na equipa azul e branca: desde março que o japonês não começava no onze inicial. Também Evanilson e Toni Martinez se estrearam a titulares na equipa do FC Porto, que começou num curiosos sistema tático: 3x5x2.

O único golo da partida foi apontado aos 41 minutos, por intermédio de Evanilson. Após um passe de Zaidu para Nakajima, o japonês movimentou-se rapidamente na área, cruzou tenso para o segundo poste e o avançado brasileiro só teve de encostar.

Antes, à meia hora de jogo, Evanilson já tinha ameaçado a baliza gilista. Fábio Vieira bateu um pontapé de canto, Evanilson desviou de cabeça e a bola foi ao ferro da baliza defendida por Denis.

Já no segundo tempo, Evanilson amorteceu para Baró rematar, mas o jovem jogador acertou em Nogueira. O árbitro Hélder Malheiro ouviu o VAR sobre possível grande penalidade e acabou ele mesmo por visionar as imagens, assinalando posteriormente o castigo máximo. Matheus Uribe foi o responsável bater a grande penalidade e o guarda-redes Denis adivinhou o lado e, com uma grande defesa, negou o golo ao colombiano.

Aos 74 minutos, o portista Zaidu foi expulso por acumulação de cartões amarelos. Num lance com Joel, Hélder Malheiro exibiu o segundo amarelo e consequente vermelho ao defesa nigeriano.

Nos últimos minutos, o Gil Vicente adotou uma postura mais ofensiva e arriscou bastante, sem nunca conseguir encontrar o melhor caminho para chegar até à baliza portista.

Após dois jogos sem vencer no campeonato e um na Liga dos Campeões, o FC Porto somou três pontos para manter o segundo lugar, com 10, dois atrás do líder Benfica, que só recebe o Belenenses SAD na segunda-feira, e em igualdade pontual com o Sporting, enquanto o Gil Vicente perdeu a sua invencibilidade na edição 2020/21 da I Liga, e é 12.º, com cinco pontos e menos um jogo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.