Começa hoje uma maratona de sete jogos em menos de um mês para os clubes da I Liga de Futebol. A ronda 28 arranca esta terça-feira, com o Paços de Ferreira, quinto classificado, à procura de regressar às vitórias na receção ao aflito Farense, penúltimo posicionado na prova.
Nesta 28.ª jornada, o líder Sporting recebe na quarta-feira o Belenenses SAD, enquanto o FC Porto, segundo classificado, joga na quinta-feira frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão, no mesmo dia em que o Benfica joga em Faro com o Portimonense.
Na luta pelo título o Sporting continua com uma boa vantagem, apesar de ter perdido quatro pontos nos últimos três jogos, o que permitiu ao FC Porto aproximar-se. Os Dragões ainda acreditam na revalidação do título, mas sabem que não podem escorregar até ao final. E, para lá chegar, será preciso os Leões perderam, no mínimo, seis pontos.
Mais longe ficou o Benfica que perdeu em casa com o Gil Vicente por 2-1 na 27.ª ronda. Os Encarnados estão agora a seis pontos do FC Porto e a 12 do Sporting, sendo que ainda vão receber Dragões e Leões na Luz. Os campeões nacionais já fizeram os dois jogos com o Sporting e estão em vantagem no confronto direto, já o Sporting vence o Benfica por 1-0 na primeira volta. A equipa de Jorge Jesus empatou 1-1 no Dragão pelo que, vencendo o FC Porto na Luz ou empatando a zero bolas, ficará em vantagem em no confronto direto.
O SC Braga, quarto colocado, está a apenas dois pontos do Benfica, e ainda sonha com o 3.º posto, lugar que dá acesso às pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões. O Paços de Ferreira está isolado no 5.º posto, com mais seis pontos que o Vitória de Guimarães. Esta posição dará acesso às provas da UEFA.
Se na frente a luta parece estar mais ou menos renhida, no fundo da tabela a história é outra. A luta pela permanência promete ser até ao último minuto da derradeira jornada, numa altura em que várias equipas estão envolvidas na fuga à despromoção. Dez pontos separam o último, Nacional, do 10.º, o Tondela, quando há 21 pontos ainda em disputa.
Entre o Famalicão, o primeiro clube em zona de salvação (27 pontos) e o Santa Clara, 7.º colocado, há apenas oito pontos de diferença.
Calendários de Sporting, FC Porto, Benfica e Braga
O Sporting está em boa posição de se sagrar campeão, apesar dos pontos perdidos nas últimas rondas. Os Leões farão sete jogos em menos de um mês, quatro em casa (Belenenses SAD, Nacional, Boavista e Marítimo) e três fora: SC Braga, Rio Ave e Benfica. Até ao final, destaque para os jogos com Boavista e Marítimo, formações envolvidas na luta pela permanência, e Benfica e SC Braga, clubes que lutam pelos lugares de acesso à Champions
Depois de uma mês sobrecarregado, com jogos da Liga dos Campeões, o FC Porto volta a entrar numa maratona, de sete jogos em 27 dias. A começar já esta quinta-feira, na receção ao Vitória de Guimarães. Até ao final da I Liga, a equipa de Sérgio Conceição joga em casa com Famalicão, Farense e Belenenses SAD, emblemas que lutam para não descer. Fora de portas, os Dragões irão medir forças com Moreirense, Benfica e Rio Ave.
O Benfica é quem parece ter o calendário mais complicado. A equipa de Jorge Jesus joga esta quarta-feira fora de portas frente ao Portimonense, um dos clubes envolvidos na luta pela manutenção. Ainda fora de casa o Benfica joga com o Nacional, Tondela e Vitória de Guimarães, este para a derradeira ronda. Na Luz a formação Encarnada irá receber Santa Clara, FC Porto e Sporting.
O SC Braga perdeu um e empatou três dos últimos cinco jogos e viu fugir o FC Porto na luta pelo segundo lugar. Os minhotos estão a dois pontos do 3.º lugar, ocupado pelo Benfica, mas ainda querem um lugar de Champions. Até ao final, a equipa de Carlos Carvalhal jogará na Pedreira com Boavista, Sporting, Paços de Ferreira e Moreirense e fora de portas com Marítimo, Gil Vicente e Portimonense.
Até ao final da I Liga, SC Braga, FC Porto e Sporting fazem quatro jogos em casa e três fora, o Benfica joga quatro vezes fora e três vezes na Luz.
Comentários