O FC Porto impôs-se hoje por 2-0 ao Benfica e igualou o rival na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, que poderá ser ‘recuperada’ pelo Famalicão, caso vença na visita ao Vitória de Guimarães.

No Estádio da Luz, os ‘dragões’ impuseram-se, de forma soberana, com golos de Zé Luís e Marega, aos 22 e 86 minutos, respetivamente, somando a segunda vitória seguida na prova, depois da goleada ao Vitória de Setúbal (4-0), na semana passada.

Na sequência do ‘hat-trick’ apontado perante os sadinos, o avançado cabo-verdiano, contratado ao Spartak Moscovo, é agora o melhor marcador da prova, com quatro tentos, enquanto o maliano estreou-se a marcar esta época.

Este foi o primeiro desaire de Bruno Lage ao comando do Benfica em jogos da I Liga, depois de 21 encontros em que tinha somado 20 vitórias e apenas um empate.

Os ‘azuis e brancos’, que tinham entrado no campeonato com um desaire em Barcelos, passam a somar seis pontos, os mesmos do Benfica, que averbou a primeira derrota da época, após os triunfos sobre Sporting, na Supertaça, Paços de Ferreira e Belenenses SAD.

A liderança do campeonato fica agora à mercê do Famalicão, que no domingo visita o Vitória de Guimarães, a partir das 21:00, no último jogo da terceira ronda, que abriu na sexta-feira, com um nulo (0-0) entre Vitória de Setúbal e Moreirense, e uma goleada do Rio Ave sobre o Desportivo das Aves (5-1).

Os famalicenses, com seis pontos, são os únicos com possibilidade de somar nove em três jornadas e, caso o consigam, isolam-se no topo da classificação.

Já o Boavista falhou a possibilidade de ocupar o primeiro lugar, ao empatar 1-1 na receção ao lanterna vermelha Paços de Ferreira. Heriberto adiantou os ‘axadrezados’, aos 12 minutos, mas Marco Baixinho empatou a partida, aos 17, de grande penalidade.

O Sporting, com quatro pontos, pode ultrapassar os dois rivais – e até mesmo ocupar a liderança - caso vença no reduto do Portimonense, no domingo, a partir das 18:30, embora os algarvios, com a mesma pontuação, também almejem um triunfo que os catapulte para o topo.

No domingo, realizam-se ainda os seguintes jogos: Santa Clara-Belenenses SAD, Marítimo-Tondela e Gil Vicente-Sporting de Braga.