O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) apresentou hoje um programa de educação e formação, que visa orientar jogadores no ativo, desempregados ou já retirados para a realização de formação qualificada.

Com o lema "valoriza a tua carreira dentro e fora das quatro linhas", o SJPF pretende com esta iniciativa oferecer aos futebolistas em processo de transição laboral soluções que permitam a sua inserção no mercado de trabalho.

Com a presença dos presidentes do Comité Olímpico Português, Manuel Constantino, e da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, bem como do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Wengorovius Meneses, e do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o líder do SJPF, Joaquim Evangelista, destacou a importância da iniciativa.

"O desporto assume um papel transversal na nossa vida e com esta ação pretendemos relacionar o desporto e cidadania e o desporto e a educação. Os jogadores de futebol têm dificuldade em conciliar atividade profissional com os estudos, a maioria não consegue vencer. A formação assume um papel crucial na transição das carreiras, no momento pós-desportivo e com este projeto pretendemos que os jogadores se formem para o pós-futebol", afirmou na cerimónia que decorreu em Lisboa,

Já Fernando Gomes, presidente da FPF, teceu vários elogios a uma iniciativa que pretende dar aos jogadores "uma maior integração nos diferentes mercados de trabalho".

"Uma boa educação é moeda de ouro, em toda a parte tem valor. É inegável que o SJFP está empenhado na formação de jogador. Este programa pretende dar uma maior integração nos diferentes mercados de trabalho, louvo a ação do sindicato ao dar uma formação específica, procurando sempre educar mais e formar melhores futebolistas (...). A FPF também vai apoiar com entusiamo esta missão", afirmou.

Já o secretário de Estado João Wengorovius Meneses salientou que este programa se "enquadra no programa do governo quer na área da educação quer na do desporto", mostrando-se agradado com a iniciativa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.