O FC Porto goleou esta sexta-feira, na abertura da oitava jornada da Liga, o Marítimo por 5-0, com Jackson Martínez e James Rodriguez em destaque.

Talvez num dos jogos mais conseguidos esta temporada, os dragões cedo começaram a mostrar que hoje não seria um dia fácil para os insulares. Logo aos três minutos, passe perfeito, a rasgar nas costas da defesa, de James para Jackson, com este a fazer o 1-0. Cinco minutos volvidos, Varela falhou por pouco o que seria o 2-0.

Completamente dominador do jogo perante um Marítimo adormecido, o FC Porto chegaria ao segundo golo por Varela, num grande golo do internacional português em arco, mesmo na 'gaveta', isto depois de Vítor Pereira ter sofrido um revés, com Fernando e Maicon a sairem lesionados.

O Marítimo não teve qualquer hipótese de rebater a avalanche portista e não fez um remate durante toda a primeira parte.

Com o segundo tempo, as coisas não melhoraram para os madeirenses. O FC Porto entrou à procura do terceiro e se Jackson não o conseguiu aos 48', foi à segunda. Grande passe de Moutinho, ao estilo do primeiro golo, e desta vez o colombiano chamou-lhe 'um figo'.

Aos 72', seria a vez do compatriota fazer o gosto ao pé, depois de ter estado na origem do primeiro golo. Moutinho de novo a servir e James atirou por baixo das pernas de Ricardo Ferreira, que esta noite substituiu o lesionado Salin. Não satisfeito, o avançado quis igualar Jackson e aos 77' bisou, fazendo a mão cheia de golos.

Com este resultado, o FC Porto lidera isolado, à condição, com mais três pontos do que o Benfica, que joga este sábado.