Com um final de carreira envolto em polémica, depois de ter sido visto numa festa em que também estava presente Pinto da Costa, Artur Soares Dias cedo se apressou a conceder uma entrevista para falar do seu futuro.

Ao jornal 'A Bola', o ex-árbitro não esconde o desejo de continuar ligado ao desporto, sobretudo futebol, e garante já ter sido sondado para "algumas possibilidades".

"Felizmente eu posso ser qualquer coisa, mas não é qualquer coisa que eu vou ser. Eu vou continuar no desporto, seguramente, e no futebol em particular. Tenho um perfil e um conhecimento que me possibilita estar em várias possibilidades e tenho vindo a ser desafiado para várias possibilidades. Dei muito à arbitragem, mas chegou ao fim o ciclo da arbitragem. Estou seguro de que poderei valorizar de alguma forma o futebol.  Acho que ainda é prematuro fechar qualquer porta. Não estou disponível para qualquer coisa, mas estou disponível para valorizar o futebol. Esse será o caminho."

Entretanto, esta terça-feira, Soares Dias recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem emotiva sobre o seu fim de carreira.

Leia a mensagem na íntegra

"Em 1996, iniciei uma caminhada com apenas 17 anos e nunca imaginei que fosse tão longa e repleta de tanto sucesso! Foram centenas de desafios, que sempre se pautaram pelo rigor e a disciplina, não obstante os erros que cometi e que com eles muito sofri. Tudo com muito trabalho, resiliência, dedicação e acerto! Um caminho que somente foi possível na companhia de várias pessoas que muito me ajudaram e fizeram que eu fosse, não só um melhor atleta, mas também uma melhor pessoa. A todos vós, muito obrigado!

"E como todo este feliz capítulo da minha vida tem um início e um fim que só depende de mim, até porque quando decidi ser árbitro fi-lo contra a vontade do meu Pai, agora decido terminar este capítulo com um ano de antecedência, pois acho que tenho de dar o lugar aos mais novos, tendo comunicado pessoalmente ao conselho da arbitragem da FPF e da UEFA no último de participação do Euro e formalmente no dia 8 agosto! E também quero deixar-vos mais um compromisso: o meu futuro será sempre com o desporto, pois essa é, também, a minha paixão! Ao meu Pai, à Júlia, à Joana, à Xany, à Bia e ao Bernardo o meu muito obrigado por serem os meus pilares. Chegou agora o momento de vos dar tudo aquilo que vos tirei durante anos! Até breve!

"Nota: Foto tirada com o meu Pai, em 1996, no Estádio dos Barreiros aquando do último jogo da carreira dele e o início da minha caminhada!", pode ler-se.