Não tardou a chegar a reação de Artur Soares Dias depois do ex-árbitro ter sido visto, ainda antes do anúncio do fim de carreira, junto a uma piscina onde também estava presente Pinto da Costa.

Em entrevista ao jornal 'A Bola', aquele que era considerado por muitos o melhor árbitro português da atualidade, fez uma espécie de 'mea culpa' pelo facto de ter surgido num vídeo ao lado de um antigo presidente de futebol. Mas não sei antes lembrar que, enquanto cidadão, também tem direitos.

"Eu tenho direito, enquanto pessoa — ainda que não possa dissociar, pois tenho de estar com respeito, com educação, com princípios — de estar com amigos. E fui convidado para ir a uma festa de um amigo, o doutor Fernando Póvoas, que me convidou para ir a casa dele com a família ver os animais que ele tem", prosseguiu.

"Pela primeira vez fui. E fui surpreendido com a presença de outras pessoas, entre elas Jorge Nuno Pinto da Costa (...). Se soubesse que ele lá estava, não iria. Temos de nos proteger muito porque a sociedade não vê isto com bons olhos", assumiu.

A situação, diz Soares Dias, também o surpreendeu pela velocidade com que se desencadeou.

"Aterro na Arábia e sou surpreendido com um vídeo, que nem sabia que existia, e com a comunicação do término da carreira. Foi tudo precipitado de forma errada e não faz sentido o que aconteceu", lamenta o antigo juiz.

Por fim, garante nunca ter tido qualquer relação de privilégio com qualquer dirigente do futebol português.

"Nunca privei com dirigentes de clubes, não era agora que teria necessidade disso. Não por ser Pinto da Costa, mas por ser um dirigente ou ex-dirigente".

Antes, Artur Soares Dias já tinha partilhado uma fotografia nas redes sociais a propósito do encontro na casa de Fernando Póvoas, médico ligado ao FC Porto.

"Obrigado caro amigo pelo convite endossado e foi um gosto enorme estar presente, ontem ,na tua festa junto com as dezenas de convidados que achaste por bem convidar para o teu Lar e assim partilhares a tua felicidade e alegria ! Serei sempre leal aos meus amigos e será sempre um gosto enorme estar com eles de forma aberta e transparente", escreveu na sua conta de Instagram.

No vídeo em causa, Soares Dias surge numa piscina, segundos depois de aparecer Pinto da Costa, deitado numa espreguiçadeira.