Na busca por novas opções para o ataque o FC Porto deparou-se com o brasileiro Soares, que se ia destacando no V. Guimarães. Mas qual é o cartão de visita deste avançado e o que fez os ‘dragões’ avançar para a sua contratação?
Depois de diversas passagens por clubes modestos do Brasil, Soares chegou a Portugal em 2014/15, tendo como primeira paragem a ilha da Madeira. Ao serviço do Nacional, o jogador brasileiro teve dificuldades em afirmar-se na primeira temporada, tendo somado apenas dois golos em 14 jogos. Na segunda época, porém, melhorou os números: 14 golos em 35 partidas.
As boas exibições levaram o V. Guimarães a avançar para sua contratação no último verão e no Minho o avançado continuou a destacar-se, com nove golos em 22 jogos disputados. Ao todo, então, soma 25 golos desde que chegou a Portugal, com uma curiosidade: todos eles foram apontados dentro da área.
O brasileiro é descrito pelo jornal O Jogo como um “animal de área, um avançado puro”, embora não seja “apenas um jogador de encostar” à imagem de Marc Janko. Desses 25 golos, cinco foram apontados na pequena área e 20 na área circundante, sendo que quase metade dos golos (12) foram apontados de cabeça. As capacidades de impulsão e cabeceamento são, de resto, imagens de marca do jogador.
A eficácia nos lances de bola parada tornou-se também evidente, com Soares a apontar oito golos em lances deste tipo: cinco em cantos, um em livres indiretos e três de grande penalidade. Nos lances de ataque organizado destaca-se a sua boa resposta a cruzamentos, tendo somado 11 golos desta forma.
Entre Nacional e V. Guimarães, Soares apontou ainda 12 golos com o pé direito e apenas um com o pé esquerdo, sendo que é a finalização com o pé mais fraco o aspeto que Soares terá necessariamente de melhorar no FC Porto.
Para garantir a contratação de Soares, o FC Porto paga 5,6 milhões por 80% do passe do jogador, sendo que 3,5 milhões vão para o V. Guimarães e 2,1 milhões vão para Deco, empresário do jogador e antiga glória dos ‘dragões’. O clube ‘azul-e-branco’ comprometeu-se ainda a dar prioridade ao clube minhoto nos empréstimos na próxima temporada, mas não garante que Marega continue em Guimarães, visto que este poderá ser alvo de propostas para a sua transferência.
Comentários