Os associados do Paços de Ferreira aprovaram na quinta-feira, por unanimidade, alterações aos estatutos, mas rejeitaram mudanças no símbolo do clube da I Liga de futebol, no decorrer da última Assembleia-Geral (AG) aberta à comunicação social.

A proposta apresentada pela direção apontava para um símbolo em círculo, com a Cruz dos Templários ao centro, e nele acrescentado as iniciais do clube, no topo, o ano da fundação do clube (1950), ao centro, e a frase "Esforço e Vitória", no fundo do círculo.

Numa votação dividida, venceu a posição dos que disseram não se rever no modelo apresentado e que defenderam mais opções de escolha, com 42 votos contra, numa votação que contabilizou ainda 33 votos a favor e 13 abstenções.

Em relação aos estatutos, as alterações mais profundas vêm regular o acesso ao voto e aos órgãos sociais, além de premiar os associados mais antigos.

Segundo a proposta agora aprovada por unanimidade, só podem concorrer aos corpos diretivos do Paços de Ferreira elementos com mais de três anos de filiação, numa votação limitada doravante aos associados com dois anos de filiação ininterrupta.

Por outro lado, os elementos mais antigos serão majorados em função dos anos de sócios, com reflexo no número de votos a que têm direito em cada ato eleitoral.

Os associados reunidos em AG sufragaram ainda a proposta do novo equipamento, um projeto revivalista que pretende homenagear a evolução do nome do atual FC Paços de Ferreira, através da inclusão no equipamento, verde e amarelo, de uma lista diagonal em verde, a fazer lembrar os tempos em que foi designado de FC Vasco da Gama.

A direção da formação nortenha informou ainda os associados presentes de alterações na estrutura comunicacional do clube, ao nível da página oficial na Internet, que se pretende mais interativa, e ainda a criação de um canal de televisão.

Nesta demorada reunião de sócios, foi ainda alterado o artigo que regula o acesso aos atos do clube, com destaque para a decisão de vetar a entrada dos jornalistas nas reuniões magnas de sócios.

Esta proposta foi apresentada e mais tarde aprovada sem contestação pela maioria dos mais de cem associados que lotaram o auditório da Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira.

Esta nova regulamentação só não se aplica nos casos em que os elementos da comunicação social sejam sócios e compareçam em AG unicamente nessa condição.